A Hyatt, com sede em Chicago, revelou um aumento significativo nas suas reservas, atribuído à elevada procura por parte de viajantes de negócios, hóspedes dos seus resorts all-inclusive e a uma base de fidelização em crescimento.
Efeito Taylor Swift
“Vejo muitas evidências de que este será um ano sólido”, declarou o presidente e CEO Mark Hoplamazian durante a apresentação dos resultados. “Sim, as eleições terão um impacto negativo na área de D.C. e nas viagens em novembro para o quarto trimestre. Também é verdade que os Jogos Olímpicos terão um impacto positivo no terceiro trimestre na Europa.”
“Além disso, não podemos ignorar o impacto de Taylor Swift, que continua a impulsionar o PIB global”, acrescentou Hoplamazian. “A cantora está a influenciar todos os mercados onde se apresenta.” Hoplamazian é um dos muitos líderes do setor das viagens a reconhecer que a digressão mundial da cantora está a contribuir positivamente para os resultados financeiros.
Recuperação das viagens de negócios
As receitas provenientes de estadias de viajantes de negócios aumentaram 6% em relação ao ano anterior, assim como as receitas de blocos de quartos para grupos. As receitas de viagens de negócios transitórias foram particularmente robustas nas reservas futuras para além do primeiro trimestre.
Abril registou um aumento significativo de 21% a nível global nas receitas de negócios transitórios em comparação com 2023. Os executivos expressaram otimismo quanto à manutenção deste ritmo de crescimento ao longo do ano. Os salões de eventos da empresa também estão em crescimento, com um aumento de 7% na procura por reuniões e eventos de ano para ano nas propriedades de serviço completo nos EUA, de maio a dezembro.
Crescimento da fidelização
O Hyatt aumentou o número de membros do seu programa de fidelização em 22% em relação ao ano anterior, para 46 milhões de membros.
“O crescimento da fidelização é importante para a rentabilidade”, sustenta a cadeia hoteleira. Os membros do programa de fidelização tendem a ficar mais tempo, a gastar mais e a reservar predominantemente através do site e da aplicação do Hyatt (que são canais mais baratos do que as agências de viagens online).
No trimestre, mais de 700 hotéis boutique e villas Mr & Mrs Smith tornaram-se locais para ganhar e resgatar pontos no programa da Hyatt. Até ao final do ano, este número aumentará para 1.000 propriedades de luxo e de lifestyle.
Espera-se que uma nova colaboração com a Peloton, um fabricante de equipamento de fitness, também ajude, uma vez que os hóspedes poderão eventualmente ganhar pontos de fidelidade através da prática de exercício físico.
Resorts com tudo incluído
A decisão da Hyatt em 2021 de comprar a empresa de resorts com tudo incluído Apple Leisure Group, num negócio de 2,7 mil milhões de dólares, parece estar a dar frutos.
Nas propriedades com tudo incluído nas Américas, a receita líquida de pacotes por quarto disponível, uma métrica importante do setor, cresceu 10% ano a ano no primeiro trimestre. A procura de lazer foi especialmente forte no México e nas Caraíbas.
Olhando para o futuro, as reservas até junho aumentaram 4% em relação ao ano anterior nos seus resorts com tudo incluído nas Américas. As reservas para Cancun são especialmente fortes, com um aumento de 6%.
No entanto, a procura global nas Américas e na Europa está a normalizar, afirmaram os executivos. Para o resto do ano, os executivos esperam que o desempenho dos resorts com tudo incluído seja praticamente o mesmo do ano passado.
O primeiro trimestre do Hyatt
A receita por quarto disponível da Hyatt aumentou 5,5% em comparação com o ano anterior. Os seus resorts com tudo incluído apresentaram um desempenho ainda melhor, com um crescimento de 11%.
O grupo hoteleiro expandiu o número líquido de quartos sob sua gestão em 5,5%. Este crescimento foi acompanhado por um aumento de 5,5% no número líquido de quartos sob gestão, principalmente devido à inauguração de uma dúzia de hotéis.
As perspetivas de crescimento futuro da cadeia hoteleira são promissoras. A sua carteira de contratos de gestão ou franquia executados aumentou para cerca de 129.000 quartos, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
A saúde financeira da Hyatt permanece robusta, com a empresa a reportar um lucro líquido de US $ 522 milhões e um EBITDA ajustado de US $ 252 milhões no trimestre.
“No entanto, as margens de lucro do hotel, fixadas em 19,4%, ficaram abaixo da nossa previsão de 23,3% e do consenso dos analistas de 23%,” afirmaram analistas da Truist Securities num relatório instantâneo. “A Hyatt enfrentou comparações difíceis, incluindo o Super Bowl de 2023 em Phoenix, impostos imobiliários mais elevados, salários mais altos e custos de transação de vendas de ativos em processo.”