O Governo considera que há um risco de Portugal ser suspenso do Espaço Schengen devido a um atraso na instalação dos sistemas necessários para a entrada em vigor dos novos sistemas de controlo de fronteiras na UE, noticiou o Expresso, na passada quinta-feira, dia 9.
Há um sério risco de Portugal ser suspenso do Espaço Schengen, a zona que permite a livre circulação de pessoas entre os países membros, por atrasos na instalação do novo sistema de controlo de fronteiras, que tem de ser validado em julho deste ano, data em que os membros têm de apresentar uma declaração de prontidão.
Segundo o semanário, em causa estão equipamentos que têm de ser testados e validados até julho — data em que os Estados-membros têm de fazer uma declaração de prontidão — mas cujos procedimentos ainda não estão concluídos.
“Se não conseguirmos, chegamos a julho e ficamos suspensos”, confessou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, salientando que a penalização pode trazer um “enorme problema para o turismo português”.