Terça-feira, Novembro 18, 2025
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Hypercommerce, sustentabilidade e IA: Guestcentric antecipa tendências hoteleiras para 2024

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A Guestcentric, empresa que fornece soluções de comércio eletrónico para hotéis, antecipa as tendências-chave que deverão influenciar as viagens e o turismo em 2024. Destacam-se a estabilização da procura de viagens, o aumento do uso de Inteligência Artificial (IA) e a adoção generalizada do HyperCommerce pelos hoteleiros.

Para o próximo ano, a Guestcentric antecipa uma estabilização na procura por viagens, reflexo do aumento nos custos de vida e do seu impacto nas despesas discricionárias dos consumidores. As viagens de grupo motivadas por negócios, como conferências, congressos e reuniões, permanecem robustas, indicando interesse e entusiasmo contínuo por esses eventos.

Com base nos dados do portefólio de hotéis na plataforma da Guestcentric, prevê-se que, embora as reservas para dezembro de 2023 tenham superado os níveis de 2022, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estejam muito próximas dos números do mesmo período em 2023.

“Estes dados reforçam a importância de os hoteleiros se manterem com foco no negócio, mas também ágeis nas suas estratégias comerciais, para responderem rapidamente a um mercado em constante mutação”, destaca a empresa.

No âmbito da tecnologia, a plataforma prevê que a Inteligência Artificial (IA) continuará a transformar as operações hoteleiras em 2024, proporcionando um check-in mais personalizado e uma estadia adaptada às preferências dos hóspedes.

Segundo a empresa, a adoção pelos hotéis do HyperCommerce também surge como uma estratégia transformadora, simplificando o panorama tecnológico complexo dos hotéis e transformando a experiência do hóspede com ofertas e propostas hiper personalizadas.

A Guestcentric destaca a necessidade de os hotéis investirem em estratégias de Customer Relationship Management (CRM) usando ferramentas especializadas para analisar dados e perfis de hóspedes, oferecendo ofertas alinhadas com as preferências individuais. “É inevitável que nesta era da personalização, o cliente espere cada vez mais que a sua experiência e estadia sejam mais personalizadas. Ao conhecer o seu comportamento online, podem criar ofertas alinhadas às preferências do hóspede”, salienta a empresa.

Além disso, à medida que a procura por experiências personalizadas aumenta, a plataforma prevê, para 2024, uma transição gradual para preços baseados nos atributos específicos do hotel, especialmente em termos da localização do quarto e das comodidades que este oferece.

A sustentabilidade continua a ser um pilar na estratégia dos hotéis, com “foco nas Pessoas, no Planeta e na Rentabilidade”. Para responder às expectativas cada vez mais elevadas e complexas dos clientes, e face aos desafios que enfrentam os hotéis para atrair e reter colaboradores, a Guestcentric recomenda que os hotéis usem a tecnologia numa óptica de sustentabilidade económica, reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade das suas equipas.

Outras tendências incluem novos modelos de negócios e oportunidades para os hotéis desenvolverem fontes de receitas adicionais. “É uma evolução transformadora na indústria hoteleira e espelha o modelo das companhias aéreas, na melhoria e no aperfeiçoamento da experiência do hóspede”, defende a empresa.

Ao destacar este novo paradigma de negócios, a Google alertou para o decréscimo nas reservas de viagens de lazer em 2023. Por outro lado, a Guestcentric previu um potencial redirecionamento da procura para as viagens corporativas e também de bleisure (business + leisure), sublinhando a importância de uma adaptação estratégica e rápida pelos hotéis.

Além disso, a empresa recomenda que os hotéis intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok, para alcançar e envolver efetivamente um público-alvo mais amplo. “Olhando para o panorama que se avizinha em 2024, vemos os hotéis focados no crescimento dos seus canais de vendas diretas, tornando-os prioritários através de ofertas exclusivas, incentivos personalizados e programas de fidelização robustos”, acrescenta a empresa.

“Estas tendências servem como uma bússola para assegurar aos hoteleiros um crescimento sustentável do seu negócio, mantendo e desenvolvendo experiências excepcionais para os seus hóspedes. A chave está na capacidade de adaptação, na abertura à inovação e num compromisso genuíno em superar as expectativas dos clientes. Ao alinhar as suas estratégias a estas tendências, os hotéis conseguirão impactar o seu cliente de forma duradoura, assegurando assim as suas posições de liderança na indústria – não apenas em 2024, mas também nos anos vindouros”, conclui Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

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