Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

SIGA-NOS:

NEST e Mastercard lançam programa de aceleração ‘PayTech On-The-Go’ para soluções inovadoras no turismo

As inscrições para o mais recente programa de aceleração, destinado a startups que se dedicam ao desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de pagamento e mobilidade no setor do turismo, já estão abertas. Intitulado “PayTech On-The-Go”, este programa é uma iniciativa do NEST – Centro de Inovação do Turismo, em parceria com a Mastercard, e é organizado pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa.

As inscrições estarão abertas até 14 de janeiro, com o intuito de selecionar até 10 startups que se destaquem na criação de soluções inovadoras capazes de transformar a forma como as pessoas viajam.

O “PayTech On-The-Go” visa identificar e apoiar startups que desenvolvam soluções pioneiras nas áreas de pagamento e mobilidade, com o objetivo de simplificar e melhorar as experiências de pagamento no setor do turismo. A iniciativa foi concebida pela Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa para o NEST, uma entidade sem fins lucrativos composta pelo Turismo de Portugal e parceiros privados, contando com o apoio da Mastercard, ViaVerde e Turismo de Portugal.

“Este é um conceito direcionado para melhorar e incentivar a sustentabilidade, eficiência, eficácia e experiência de pagamentos em mobilidade nos diferentes meios de transporte, através de cartões bancários ou dispositivos móveis (smartphones, relógios, entre outros)”, explicam as entidades em comunicado.

O “PayTech On-The-Go” teve início com uma investigação conduzida pelas equipas especializadas em mobilidade da Mastercard Portugal, identificando tendências no setor com foco na partilha de meios de transporte e na crescente necessidade de uma experiência digital e segura de pagamentos.

Face aos desafios identificados no cenário de mobilidade turística em Portugal, a Mastercard realizou uma pesquisa abrangente das melhores práticas internacionais, focando-se em sete casos de uso. Esta pesquisa resultou num estudo das necessidades e dificuldades dos turistas em Portugal, que serão partilhadas com os participantes do programa.

O programa abrange seis temáticas principais: transportes públicos, viagens de longa distância, micro-mobilidade para curtas distâncias, mobilidade partilhada, serviços de estacionamento e portagens.

“A tecnologia está a transformar a forma como se faz turismo. Queremos apoiar startups a desenvolver soluções inovadoras relevantes e ligarem-se aos parceiros certos. O NEST lança este programa com o objetivo de encontrar soluções que contribuam para resolver os maiores desafios da mobilidade não só em Portugal, mas também para o estrangeiro ”, diz Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Os participantes do “PayTech On-The-Go” terão acesso a um programa de sete semanas, iniciando com um bootcamp de dois dias dedicado a trabalhar as tendências do setor do turismo e visitar players estratégicos. Segue-se uma fase de aceleração, onde se trabalhará em conjunto com as startups nos desafios de desenvolvimento de negócios e tecnologia. Na última etapa, os participantes apresentarão as soluções desenvolvidas a um júri, competindo pelo prémio de 10 mil euros e a oportunidade de continuar a desenvolver os projetos com o apoio da Startup Lisboa.

Durante o programa, as startups selecionadas beneficiarão de sessões de mentoria com os parceiros do programa e especialistas, além de apoio à validação do projeto no mercado. O programa decorrerá entre fevereiro e março de 2024, e as candidaturas estão abertas até 14 de janeiro no site oficial do programa.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img