Terça-feira, Fevereiro 18, 2025
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IA generativa é “prioridade máxima” dos líderes de viagens para 2025, revela Amadeus

A inteligência artificial (IA) generativa é um foco central para o setor de viagens para o próximo ano, de acordo com um relatório divulgado esta quinta-feira, dia 17, pela Amadeus. No entanto, os desafios começam a surgir à medida que a tecnologia é implementada na operação das empresas.

O estudo recente da Amadeus, intitulado “Navigating the Future: How Generative Artificial Intelligence is transforming the travel Industry”, baseia-se no testemunho de mais de 300 líderes do setor de viagens. Entre os profissionais inquiridos, a IA generativa foi referida como uma “prioridade máxima” para 2025 por 46%, estando à frente de qualquer outra tecnologia. Na Ásia-Pacífico, este valor percentual aumentou para 61%, o que, para a Amadeus, sugere que “a região pode estar pronta para assumir a liderança nesta tecnologia transformadora”.

Outras tecnologias que também são consideradas como prioritárias para o próximo ano são a gestão de dados (38%), a arquitetura na cloud (36%), a infraestrutura de tecnologia da informação (TI) de IA não generativa (34%) e a tecnologia biométrica (23%).

De acordo com o estudo, 51% dos líderes em tecnologia de viagens acreditam que a IA generativa já tem uma “presença significativa” no setor no seu país. Já 36% prevêem que esta presença notória surgirá no próximo ano, 11% esperam que o processo demore um a dois anos e apenas 2% consideram que são necessários três ou mais anos.

Atualmente, a maioria das empresas de viagens (87%) afirmam que estão abertas a trabalhar com um fornecedor externo para desenvolver aplicações baseadas em IA generativa. Por sua vez, 41% revelaram que a sua organização já tem o orçamento e os recursos necessários para proceder à implementação de IA generativa.

Principais desafios na implementação de IA generativa

Os líderes de viagens inquiridos indicaram que os principais desafios que estão a atrasar a implementação da tecnologia são a segurança dos dados (35%), a falta de experiência e formação em IA generativa (34%) e a qualidade dos dados e infraestrutura tecnológica inadequada (33%). Outras dificuldades sentidas pelos profissionais prendem-se com preocupações com o ROI, falta de casos de uso ou dificuldade em estimar o valor (30%) e com a ligação com parceiros ou fornecedores (29%).

“Hoje, os especialistas em IA generativa estão a lutar para recrutar especialistas e formar as forças de trabalho existentes para colmatar uma lacuna de competências, ao mesmo tempo que trabalham para proteger os dados e convencer os líderes seniores do valor dos investimentos em IA generativa”, revela a Amadeus em comunicado.

Como aplicar a IA generativa ao setor de viagens

Os casos de uso no setor das viagens têm sido liderados pela assistência digital aos viajantes durante a reserva (53%). A par disto, também são frequentes as recomendações de atividades ou locais (48%), a geração de conteúdo (47%), a ajuda à equipa para melhor servir os clientes (45%) e a recolha e condensação de posts.

O retorno do investimento, a satisfação do cliente e as melhorias de eficiência e produtividade são os resultados que os líderes de viagens mais procuravam com o recurso à IA generativa. Também as métricas de desempenho (exatidão, precisão e relevância) e aumentos nos principais indicadores de desempenho foram outros fatores referidos.

“Na Amadeus, trabalhamos para tornar a experiência de viagem melhor para todos, em qualquer lugar e talvez não haja melhor exemplo desta missão a ganhar vida agora do que através da implementação da IA ​​genérica . Esta é uma tecnologia que tem o potencial de transformar todas as facetas do ecossistema de viagens, melhorando significativamente a experiência do passageiro em cada etapa da viagem”, afirma Sylvain Roy, diretor de tecnologia da Amadeus.

“Embora a tecnologia seja um foco principal para o próximo ano, questionam-se, com razão, se a IA generativa proporcionará retornos de investimento suficientes, ao mesmo tempo que a escassez de talento também está sob os holofotes. É crucial que utilizemos esta nova tecnologia de forma responsável, garantindo inclusive a segurança dos dados, a privacidade e a fiabilidade dos conteúdos. Está na hora da IA ​​Generative provar que pode corresponder ao hype”, conclui Roy.

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