Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

SIGA-NOS:

IATA adverte contra o “regresso prematuro” às regras pré-pandémicas de uso dos slots

Um “regresso prematuro” às regras pré-pandémicas de utilização de slots na União Europeia, neste inverno, poderá causar “perturbação contínua” para os passageiros, advertiu a IATA. A Comissão Europeia pretende regressar à regra de utilização de slots 80-20, que exige que as companhias aéreas operem pelo menos 80% dos slots atribuídos.

“Embora as companhias aéreas estejam desejosas de reiniciar os serviços, a incapacidade de vários aeroportos para acomodar a procura, juntamente com os crescentes atrasos no controlo do tráfego aéreo, significam que um regresso prematuro à regra 80-20 poderá levar a mais perturbações para os passageiros”, afirmou a IATA em comunicado.

“As provas, até agora este verão, não têm sido encorajadoras. Os aeroportos declaram que a capacidade total está disponível mas exigem que as companhias aéreas façam cortes, o que demonstra que o sistema não está pronto para reviver a utilização ‘normal’ dos slots no inverno – que começa no final de outubro”, sublinhou a IATA.

Willie Walsh, o diretor-geral da Iata, afirmou: “O caos a que assistimos em certos aeroportos este verão ocorreu com um limiar de utilização dos slots de 64%. Estamos preocupados com o facto dos aeroportos não estarem prontos a tempo de servir um limiar de 80% até ao final de outubro. É essencial que os estados membros e o Parlamento ajustem a proposta da Comissão a um nível realista e permitam uma flexibilização das regras de utilização de slots.”

No entanto, a ACI Europe apoiou planos para restabelecer as regras padrão de utilização das slots a partir do inverno. No Reino Unido, a curta e pontual amnistia (a isenção de funcionamento de todos os slots, estabelecida pelo governo britânico) terminou na passada sexta-feira, 8 de julho.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img