Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

SIGA-NOS:

IATA: Procura global por viagens aéreas cresce 7,1% em setembro

-PUB-spot_img

A procura global, medida em passageiros-quilómetros transportados (PKT), aumentou 7,1% em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o relatório mensal da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

A capacidade total, medida em lugares-quilómetros disponíveis (ASK), aumentou 5,8% em termos anuais, pelo que a ocupação subiu 1 ponto percentual em setembro.

A procura de passageiros internacionais aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, à frente da capacidade oferecida para o período, que aumentou 9,1% em relação ao ano anterior, aumentando ligeiramente a taxa de ocupação (+1 pp) para 83,8%. 

Enquanto a procura interna aumentou 3,7% em setembro de 2024, a capacidade cresceu 0,7% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação foi 83,3%, um aumento de 2,4 pontos percentuais em comparação com o período homólogo.

“A época alta do ano terminou com uma procura sem precedentes. Esta é uma boa notícia não só para os passageiros, mas também para a economia mundial. Cada voo gera mais emprego e comércio, mas a história de sucesso do transporte aéreo está a trazer desafios. Em breve, em algumas regiões, a capacidade de transporte será reduzida, o que ameaça diminuir os benefícios económicos e sociais. Os governos terão de fazer uma escolha: perder para nações mais dinâmicas que valorizam a conetividade global ou chegar a um consenso para um crescimento sustentável”, afirmou Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

“As companhias aéreas estão a fazer investimentos significativos para atingir emissões líquidas nulas de carbono até 2050. Este objetivo tem de ser acompanhado por uma visão política igualmente ativa, apoiada por ações, para garantir que dispomos de uma capacidade aeroportuária e de gestão do tráfego aéreo eficiente e suficiente para satisfazer as necessidades de deslocação dos cidadãos e das empresas”, explicou.

Mercados internacionais de passageiros

Todas as regiões registaram um forte crescimento nos mercados internacionais de passageiros em setembro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A taxa de ocupação foi mista. A Europa registou as taxas de ocupação mais elevadas, enquanto o Médio Oriente e as Américas sofreram quedas. As transportadoras da Ásia e de África também registaram crescimentos.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento da procura de 18,5% em termos anuais. A capacidade aumentou 17,7% e a taxa de ocupação foi de 82,6% (+0,5 pp em comparação com setembro de 2023).

As transportadoras europeias registaram um aumento anual de 7,6% na procura. A capacidade aumentou 7,4% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 85,9% (+0,2 pp em comparação com setembro de 2023).

As do Médio Oriente registaram um aumento homólogo de 4,4% na procura. A capacidade aumentou 4,6% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 81,4% (-0,1 pp em comparação com setembro de 2023).

As norte-americanas registaram um aumento anual de 0,5% na procura. A capacidade aumentou 1,9% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 84,4% (-1,1 pp em comparação com setembro de 2023).

Por sua vez, as companhias aéreas latino-americanas registaram um aumento anual de 12,4% na procura. A capacidade aumentou 13,9% em relação ao ano anterior, enquanto a taxa de ocupação foi de 84,3% (-1,1 pp em relação a setembro de 2023).

Por último, as transportadoras de África registaram um aumento anual de 11,9% na procura. A capacidade aumentou 6,6% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação subiu para 76,0% (+3,6 pp em relação a setembro de 2023).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img