A Iberia celebra esta quinta-feira, dia 29, o seu 96º aniversário como a décima quarta melhor companhia aérea do mundo e a terceira da Europa, segundo a Skytrax. Um aniversário que coincide com a mudança da presidência da companhia e um momento de solidez tanto em experiência do cliente e operação quanto em resultados financeiros.
Segundo o ranking World Airline Awards, elaborado pelo site de transportes aéreos Skytrax, a Iberia é a terceira melhor companhia aérea da Europa e a 14ª do mundo, uma melhoria de onze posições face à edição anterior deste ranking.
Estes prémios, considerados os “Prémios da Academia da Aviação”, são baseados em mais de vinte milhões de pesquisas realizadas com viajantes de mais de cem nacionalidades entre setembro de 2022 e maio de 2023.
Este reconhecimento enaltece o trabalho da Iberia, que em 2022 foi coroada a companhia aérea mais pontual da Europa segundo a Cirium, ao mesmo tempo que continua a renovar a sua frota com 13 aviões A350 e A320neo de última geração. Está a implementar também melhorias consideráveis para os clientes com novos canais de comunicação (WhatsApp), mais opções de pagamento e melhorias significativas no serviço de bordo, como as refeições a bordo, opções de entretenimento e Wi-Fi grátis em todas as aeronaves e cabines, e um sistema de gestão de incidentes mais eficiente.
No ranking da Skytrax, a companhia aérea também foi reconhecida por ter a Melhor Tripulação de Cabine do Sul da Europa. No passado dia 1 de junho os 3.500 tripulantes de cabine estrearam um novo uniforme desenhado por Teresa Helbig, recebendo também formação para “Tudo começa comigo”, que integra as alterações do novo serviço de bordo e também as bases para uma maior orientação para o cliente.
A Iberia foi a companhia aérea mais pontual da Europa em 2022, e nos primeiros seis meses de 2023, a mais pontual do mundo em duas ocasiões (em janeiro e abril), de acordo com a classificação da consultora internacional Cirium FlightStats.
Para apoiar a sua atividade este verão, a empresa já empregou mais de 2.400 colaboradores adicionais.
A marca turística mais valiosa da Espanha
A marca turística registou ainda um lucro de 382 milhões de euros em 2022, com todos os seus negócios. De janeiro a março de 2023, registou um lucro de 66 milhões de euros, a maior rentabilidade do grupo IAG e um valor recorde num trimestre em que as companhias aéreas não costumam gerar lucro.
De acordo com a última avaliação da consultora internacional Brand Finance, a Iberia é também a marca turística mais valiosa em Espanha. De acordo com esta classificação, a transportadora ocupa este ano o 22.º lugar do ranking geral, com uma melhoria de dez posições face a 2022. A Iberia renovou a sua marca em 2014 e desde então tem conseguido um crescimento do valor da marca, registando no último ano cerca de 30%, segundo a Brand Finance.