O setor grego de viagens e turismo deverá aproximar-se dos níveis pré-pandémicos até ao final deste ano, revelou o estudo de impacto económico do World Travel & Tourism Council (WTTC) 2023, publicado no passado dia 22 de junho.
A pesquisa apontou que o setor, até ao final do ano, deverá contribuir com 39,2 mil milhões de euros para a economia grega, apenas 4% abaixo dos 40,8 mil milhões de euros, referentes a 2019.
O WTTC prevê, também, que o setor crie mais de 17 mil empregos em 2023, atingindo o pico de 820 mil postos de trabalho no setor de viagens e turismo em 2019.
Relativamente a 2022, a contribuição do setor das viagens e do turismo para o PIB foi de quase dois quintos (38,2%), atingindo cerca de 38 mil milhões de euros, o que representa 18,5% da economia grega. O setor, em comparação com o ano anterior, criou também mais de 5 mil empregos, atingindo quase 800 mil postos de trabalho a nível nacional.
Segundo o relatório, o setor já recuperou 82% dos empregos perdidos durante a pandemia.
No ano passado, assistiu-se também ao regresso dos viajantes internacionais à Grécia, com o Reino Unido (14%), a Alemanha (14%) e a Bulgária (10%) a liderarem as chegadas internacionais ao país. De acordo com os dados, em 2022, as despesas dos visitantes internacionais contribuíram com 19,1 mil milhões de euros para a economia nacional, o que representa um crescimento anual de mais de 56%.
Julia Simpson, presidente e diretora executiva do WTTC, acrescentou: “O setor das viagens e do turismo é muito importante na Grécia, representando mais de 19% da economia. O turismo está a recuperar fortemente com uma elevada procura por parte dos visitantes. A Grécia é um dos destinos mais populares da Europa e os dados mostram claramente que os viajantes estão a regressar em massa. A Grécia assumiu uma posição de liderança durante a pandemia”.
Em 2023, a organização prevê um aumento da sua contribuição para o PIB de 52,7 mil milhões de euros, juntamente com um aumento de empregos de mais de 1,02 milhões em todo país.
A nível europeu, o setor de viagens e turismo, em 2022, contribuiu com 1,9 mil milhões de euros para a economia regional, apenas 7% abaixo do pico de 2019. O WTTC prevê que, em 2023, a contribuição do setor regional para o PIB atinja 2,04 mil milhões de euros. O Concelho Mundial de Viagens e Turismo prevê, ainda, que o setor recupere totalmente os postos de trabalho perdidos durante a pandemia até ao final de 2024.