O grupo Iberostar deu mais um passo em direção à sustentabilidade ao assinar um acordo com a Redexis, empresa de infraestruturas energéticas. No passado dia 28, assinaram um compromisso que marcará um feito pioneiro a nível global: a instalação da primeira pilha de combustível de cogeração, baseada em hidrogénio verde, no hotel Iberostar Bahía de Palma, em Espanha.
Segundo o comunicado, a Redexis instalará a pilha de combustível capaz de consumir pelo menos dez toneladas de hidrogénio renovável por ano, para produzir até 50 quilowatts de potência que fornecerá mais de 70% de energia térmica do hotel, reduzindo assim a dependência de outros combustíveis fósseis.
A unidade também aproveitará esta tecnologia para extrair parte da sua eletricidade diretamente da pilha de combustível. Segundo a cadeira hoteleira, todos os hotéis Iberostar em Espanha já consomem eletricidade de origem renovável certificada, o que significa que 100% da eletricidade que alimenta este complexo hoteleiro é totalmente sustentável.
Fidel López Soria, CEO da Redexis, reuniu-se com Gloria Fluxà, vice-presidente e diretora de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, para selar o acordo deste sistema, “que representa um salto pioneiro na utilização de células de combustível no setor terciário mundial, ao mesmo tempo que estabelece um teste piloto para futuras utilizações deste tipo”.
“Estamos perante um marco histórico a nível mundial, que contribui com soluções de descarbonização eficientes e avançadas para o turismo, que é um setor chave para a economia espanhola. O Grupo Iberostar tem apostado plenamente na sustentabilidade através de soluções inovadoras para os seus hotéis, neste caso através do hidrogénio renovável, com o qual a Redexis está firmemente comprometida. Acreditamos que parcerias como estas serão essenciais para transformar a descarbonização e o verdadeiro progresso tecnológico numa realidade de novos vetores energéticos a curto prazo”, explicou Fidel López Soria.
“Esta abordagem inovadora ilustra o nosso compromisso de estender gradualmente o uso de energia limpa a todos os nossos hotéis. O Grupo Iberostar está a avançar no sentido de alcançar a neutralidade carbónica das suas operações até 2030, de acordo com o seu compromisso de promover um modelo de turismo responsável”, afirmou Gloria Fluxà.
A iniciativa faz parte do projeto Green Hysland, no qual a Redexis está a construir o primeiro gasoduto de hidrogénio em Espanha que transportará 100% de hidrogénio verde.
O projeto Green Hysland, financiado por uma subvenção europeia, é composto por mais de 30 organizações, empresas e centros tecnológicos, incluindo a Enagás, a Acciona Energía e a Cemex. Enquanto veículo da União Europeia, a Parceria para o Hidrogénio Limpo reservou 10 milhões de euros para apoiar a implantação da infraestrutura necessária para tornar o ecossistema de hidrogénio renovável de Maiorca uma realidade no período 2021-2025. A iniciativa reúne todos os elementos essenciais da cadeia de valor do hidrogénio através de infraestruturas de produção, transporte, distribuição.
O hidrogénio verde é a chave para os objetivos de descarbonização, de acordo com o roteiro da Comissão Europeia, e para a conformidade em termos de redução de emissões até 2030 e de neutralidade de emissões até 2050. O hidrogénio verde é uma energia limpa produzida a partir da água e das energias renováveis, através da decomposição das moléculas de água (H2O) em oxigénio (O2) e hidrogénio (H2). Não só é 100% renovável, como também pode ser armazenado, comprimido, transportado e utilizado para fins comerciais, industriais e de mobilidade.