Os desafios impostos pela cadeia de distribuição, o aumento do custo de trabalho e o preço de voar de forma mais sustentável vão ser sentidos profundamente pela Virgin Atlantic Airways no próximo ano e os passageiros vão pagar a conta, escreve a Airline Weekly. O CEO da Virgin Atlantic, Shai Weiss, alertou que a inflação alta chegou e veio para ficar.
“Os custos inflacionários, e arranjar forma de contê-los, são um grande risco não apenas para uma companhia aérea mas para todos no setor”, disse Weiss, acrescentando que a inflação deve persistir durante mais um ano.
A Virgin Atlantic, durante a sua luta pela sobrevivência imposta pela pandemia, demitiu 45% dos seus funcionários, reduziu a sua base de custos em mais de 400 milhões de dólares (352,5 milhões de euros) e garantiu um acordo de resgate de 1,6 mil milhões de dólares (1.4 mil milhões de euros). Em dezembro de 2021, recebeu um investimento de 530 milhões de dólares (467 milhões de euros) do Virgin Group e da Delta Air Lines.
“Fomos mais longe do que qualquer outra companhia aérea para garantir que estamos aptos para o futuro e para a volatilidade que nos espera”, explica Shai Weiss.
O CEO também foi questionado sobre como a indústria da aviação poderá cumprir a sua promessa de se tornar mais sustentável.
Isabel Schnabel, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, disse que a transição planeada dos combustíveis fósseis para uma economia de baixo carbono, mais verde, “representa riscos mensuráveis para a nossa projeção básica de inflação a médio prazo”.
Weiss rebateu o argumento, dizendo que a Virgin Atlantic já havia feito os investimentos necessários, com aviões Airbus A330neos a juntar-se à sua frota ainda este ano. “São 30% a 40% mais eficientes do que os Boeing 747 e A340 que temos”, explica o CEO. No geral, estes aviões levariam a uma redução de 30% no combustível até 2030.
Contudo, alertou que aumentar a quantidade de combustível sustentável na aviação, que atualmente é três a cinco vezes mais caro que o combustível convencional, também afetará os preços. “Não são apenas as companhias aéreas que terão que pagar a conta para voar com combustível mais sustentável. Esse preço será compartilhado por todas as partes interessadas”, explica o CEO.
Um relatório da Global Business Travel Association, em novembro, previu que os preços dos hotéis aumentariam 13% em 2022.