A Infraspeak, uma plataforma de gestão de manutenção, anunciou uma tour por quatro países, a Intelligence for Maintenance Tour, de 17 de fevereiro a 12 de abril, com o objetivo de discutir o futuro da Manutenção de Infraestruturas com importantes players mundiais.
A Intelligence for Maintenance Tour 2022 (IFM) pretende promover a tecnologia e a inovação dos profissionais de Manutenção e Facility Management, através de três conferências – em Londres, no Porto e em Lisboa – e sete eventos privados – em Espanha (Barcelona e Madrid), no Brasil (Gramado, São Paulo e Rio de Janeiro) e em Portugal (Albufeira e Funchal).
De que forma é que a Indústria 5.0 vai impactar o futuro do setor da Manutenção e do Facility Management? Esta é a principal questão que a Infraspeak pretende ver respondida nestes eventos, que abordarão tópicos como “a gestão de equipas e ativos na Era da Inteligência” ou “como os negócios e operações têm de se adaptar urgentemente face à revolução industrial em curso”.
Durante o evento serão ainda revelados os vencedores dos Infraspeak Awards, uma iniciativa que pretende destacar os “campeões” da Manutenção Inteligente, galardoando as empresas que mais se destacaram nas categorias de “Operação Mais Eficiente”, “Operação Mais Integrada”, “Operação Mais Inteligente” e “Champion do Ano”.
Se em Portugal – e no resto do mundo – já se implementam sistemas tecnológicos sofisticados na indústria e serviços, de forma a dar resposta às necessidades de produção, o conceito da Manutenção 5.0 está agora na ordem do dia e traz uma mudança de paradigma.
Estes eventos são de acesso gratuito a todos os clientes Infraspeak e abertos ao público, que poderá adquirir bilhetes para as conferências das várias cidades: Porto, Londres e Lisboa. Pode, ainda, utilizar o código “IFM22TNEWS” para se habilitar a receber um bilhete gratuito para o evento de Lisboa ou Porto.

O TNews entrevistou Felipe Ávila da Costa, Co-Founder e CEO da Infraspeak, onde falou sobre esta série de eventos internacionais promovidos pela Infraspeak, que têm o objetivo de promover a tecnologia e a inovação.
Porque é que a Infraspeak decidiu criar a “Intelligence for Maintenance Tour 2022”?
Ao criarmos a comunidade “Intelligence For Maintenance”, que tem hoje mais de 650 gestores de manutenção e facilities, achamos que além dos canais digitais, seria excelente se pudéssemos envolver a comunidade em eventos ao vivo.
Acreditamos que faltam oportunidades de debate e networking no mercado, dedicadas especificamente aos setores da Manutenção e do Facility Management. Faltam oportunidades de olhar para as novas tendências destes setores e perceber, efetivamente, qual o impacto que podem ter no futuro, como é que as empresas se podem preparar, ir além dos conceitos de Manutenção 5.0, inteligência, inovação, IoT e falar-se de aplicações práticas.
Além disso, queremos dar a oportunidade aos nossos clientes e parceiros e a toda a comunidade Infraspeak de interagir, conviver, aprender e até criar novas oportunidades de negócio uns com os outros.
E por fim, vamos aproveitar estes eventos da comunidade para entregar os Infraspeak Awards, que são os prémios que atribuímos aos nossos clientes pela excelência das suas operações.
Quais são os objetivos que têm para esta tour internacional?
Queremos, sem dúvida, que esta tour seja esse espaço de discussão tão necessário e também que seja um espaço de celebração da inovação, onde os profissionais de manutenção e do facility management possam fazer networking e gerar negócio, enquanto se colocam a par das últimas tendências tecnológicas do mercado. Até ao momento, estão previstos mais de 500 profissionais no total dos eventos.
Que temas vão ser discutidos?
Este ano, especificamente, queremos responder a uma questão específica: “De que forma é que a Indústria 5.0 vai impactar o futuro do setor da Manutenção e do Facility Management?”, olhando para a forma como os negócios e operações têm de se adaptar urgentemente face à revolução em curso no setor.
Dentro deste tópico geral, temos três painéis principais que vão abordar especificamente a Gestão de Equipas e Ativos, a Sustentabilidade e ainda os temas de IoT e integrações na Era da Inteligência.
Podem adiantar o nome de algum orador?
Sim, claro. No Porto, por exemplo, vamos contar com a presença de Duarte Almas, Facilities Diretor do World of Wine, e de André Silva, Head of New Energy da GoldEnergy no painel de gestão de pessoas. Vamos ter, no painel de sustentabilidade, Luís Campos, Diretor de Operações no projeto Sines 4.0 e Adelina Rodrigues, da Câmara Municipal da Maia. Teremos também os nossos parceiros António Teixeira, da Pontual Software, e Daniel Afonso, da Projedomus, no painel de IoT & Integrações.
Para Lisboa ainda estamos a fechar os painéis, mas teremos representantes da Siemens, Engie, Start campus, entre outras empresas.
Qual é o público-alvo a que se destina?
A falta de implementação de processos e soluções para uma operação eficiente, e que contribua também para a sustentabilidade do ambiente, vai levar a que muitas empresas desapareçam nos próximos 10 anos. Por isso, achamos que a Intelligence for Maintenance Tour 2022, é relevante para todos os profissionais que trabalham na área da Manutenção e do Facility Management, ou que têm estas disciplinas como parte da sua atividade, como é o caso do setor do turismo. Pretendemos debater, precisamente, como é possível uma adaptação aos novos tempos, sem que isso seja uma dor de cabeça.
Vão existir dois formatos de evento distintos, conferências e jantares privados. Qual é a diferença entre os dois?
As conferências são abertas a todos os que queiram participar e decorrem das 14h às 19h; com vários painéis e momentos de debate. Os jantares também terão momentos de discussão e networking mas são eventos mais curtos e intimistas, apenas acessíveis através de convite direto da equipa da Infraspeak.
Qual será o preço dos jantares?
Uma vez que todos os participantes serão convidados da Infraspeak, os jantares são completamente gratuitos.
A IFM Tour também será palco dos Infraspeak Awards. Quais foram os requisitos para a escolha das empresas que vão ser galardoadas?
Vamos atribuir vários prémios em diferentes categorias: “Operação Mais Eficiente”, com base no volume de utilização da plataforma Infraspeak em 2021; “Operação Mais Integrada”, com base no número de integrações de cada cliente entre a plataforma Infraspeak e outros sistemas; “Operação Mais Inteligente”, com base na utilização das funcionalidades de inteligência dentro da plataforma; e os “Champions do Ano”, que serão entregues a equipas ou representantes de determinadas empresas que se destacaram pela interação, proficiência e envolvimento com a Infraspeak.
Se o evento for bem-sucedido, planeiam repeti-lo no futuro?
Sim, de forma recorrente. Acreditamos que a comunidade Intelligence for Maintenance, e os eventos a ela associados, irão continuar a crescer ao longo dos próximos anos, aproximando ainda mais todos os profissionais do setor.