Sábado, Julho 13, 2024
Sábado, Julho 13, 2024

SIGA-NOS:

Iniciativa ‘A Tip For Nature’ é lançada para impulsionar reciclagem de vidro no canal HORECA

-PUB-spot_img

O projeto “A Tip For Nature” foi apresentado esta terça-feira no The Editory Riverside, em Santa Apolónia, Lisboa, com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de vidro no canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Similares) em Portugal. Este setor caracteriza-se pelo elevado consumo de embalagens de vidro e pela baixa taxa de recolha.

Promovido pela AIVE (Associação dos Industriais do Vidro de Embalagem) e pela FEVE (European Federation of Glass Containers), o projeto conta com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, tendo a cadeia The Editory Collection Hotels como parceiro piloto.

Sandra Santos, Presidente da AIVE, destacou o desafio existente no setor do vidro de embalagem em Portugal, onde o país se destaca como o maior produtor per capita de embalagens de vidro na Europa. “São cerca de 1,5 milhões de toneladas produzidas por ano, o equivalente a 6 mil milhões de embalagens de vidro”, afirma. No entanto, apenas 55% das embalagens de vidro usadas são recicladas em Portugal, evidenciando a necessidade de aumentar os níveis de recolha e reciclagem.

A meta estabelecida pela indústria é recolher 90% das embalagens de vidro usadas até 2030. “A média europeia já atinge os 73%, mas há um gap muito grande entre países, em Portugal esta percentagem é de 55%”, acrescenta Sandra Santos.

Além disso, Portugal lidera o consumo de bebidas embaladas em vidro no canal HORECA, tornando-o um ponto estratégico para melhorar a reciclagem deste material. Sandra Santos destaca que “a principal oportunidade para acelerar a taxa de reciclagem em Portugal encontra-se no canal HORECA”, devido à concentração geográfica de estabelecimentos e ao elevado consumo de produtos embalados em vidro. “Cada HORECA consome, anualmente, em média 2.045kg de embalagens de vidro”, revela.

O projeto “A Tip For Nature” será implementado em três fases ao longo de um ano. A pré-campanha, que decorreu entre setembro e novembro de 2023, teve como objetivo conscientizar e promover uma campanha interna na cadeia hoteleira. A campanha principal ocorrerá de novembro de 2023 a setembro de 2024, seguida pela pós-campanha em outubro de 2024, que incluirá um relatório final sobre a evolução dos comportamentos e dos níveis de vidro recolhidos em cada hotel.

A cadeia hoteleira The Editory Riverside será a primeira a testar a campanha, que incluirá informações nas televisões dos quartos, além de posters e folhetos para staff e clientes na recepção dos hotéis. A promoção de uma competição entre unidades hoteleiras, visando recompensas pela reciclagem de vidro, é também parte integrante da iniciativa.

Carlos Moura, representante da AHRESP, expressou a sua satisfação com a iniciativa. O responsável destacou a preocupação de longa data da AHRESP com a economia circular, ressaltando o compromisso da associação em colaborar em iniciativas que visem reduzir a pegada de carbono. Carlos Moura reconheceu os desafios até 2030 e observou que os agregados familiares tendem a lidar melhor com a taxa de separação do que o canal HORECA, indicando que pouco mais de um terço das toneladas desse setor é reciclado.

Isabel Tavares, Head of Global Sales, Marketing & PR na The Editory Collection Hotels, abordou os quatro pilares da cadeia hoteleira: sustentabilidade, arte, local e hospitalidade. A responsável enfatizou que o pilar da sustentabilidade “é o mais desafiante”, reconhecendo a crescente conscientização dos clientes com as questões da sustentabilidade.

“Quando recebemos o desafio da AIVE para integrar este projeto, tínhamos de aceitar. Esta iniciativa é motivo de grande orgulho para nós, e estamos muito empenhados. Temos noção de que há muito para fazer. Em 2023, projetamos alcançar uma taxa de reciclagem de 64% do nosso vidro produzido, e estabelecemos um objetivo ambicioso para 2024 de atingir 80%”, acrescenta Isabel Tavares.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img