O Grupo Lufthansa deu início à integração da ITA Airways, após concluída a aquisição no dia 17 de janeiro. Entre os primeiros passos deste processo estão a transferência de operações de voos, acesso a lounges, code sharing e programação coordenada de ligações europeias.
A Lufthansa anunciou que, com efeito imediato, 36 milhões de membros do Miles & More podem ganhar e resgatar milhas em todos os voos da ITA Airways. Além disto, 2,7 milhões de membros do programa Volare da ITA Airways poderão acumular e utilizar os seus pontos nos voos operados pela Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines e Brussels Airlines.
A partir de 30 de março de 2025, que marca o início da temporada de voos de verão, a ITA Airways e o Grupo Lufthansa vão proceder a um conjunto de alterações.
A ITA Airways vai mudar-se para os terminais da Lufthansa Airlines em Frankfurt e Munique – no Terminal 1 em Frankfurt e no Terminal 2 em Munique –, o que “reduzirá significativamente o tempo de transferência dos passageiros”, segundo o grupo. Nos restantes hubs, bem como em Roma-Fiumicino e Milão-Linate, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa já oferecem os seus voos nas mesmas áreas de terminais da ITA Airways.
A partir de 30 de março, os passageiros da ITA Airways poderão também visitar e utilizar os cerca de 130 lounges do Grupo Lufthansa e dos seus parceiros nas suas viagens. Os lounges da ITA Airways estarão também abertos aos viajantes do Grupo Lufthansa a partir desta data.
Também o code sharing entrará em vigor com o início do horário de voos de verão. Incialmente, mais de 100 ligações de voos vão partilhar os seus números de voo, permitindo combiná-las mais facilmente. Após a implementação total, os passageiros da ITA Airways terão acesso a mais de 250 destinos do Grupo Lufthansa. Para os viajantes do grupo, a oferta será alargada para incluir voos domésticos da ITA Airways para Sicília, Sardenha, Calábria e Puglia. Todas as ligações de codeshare podem ser reservadas a partir de 25 de fevereiro.
Outra mudança é a coordenação de horários de voos entre os hubs, a partir de dia 30 de março. As ligações aéreas entre os hubs do Grupo Lufthansa (Frankfurt, Munique, Zurique, Viena e Bruxelas) e os dois principais aeroportos da ITA Airways (Roma e Milão) serão “otimizadas e melhor distribuídas ao longo do dia para oferecer aos hóspedes mais flexibilidade de viagem”.
Com a integração na aliança global de aviação Star Alliance, prevista para o primeiro semestre de 2026, os passageiros da ITA Airways poderão “usufruir de todos os benefícios dos produtos do Grupo Lufthansa”. A companhia aérea italiana já iniciou a retirada da aliança SkyTeam.
Além disto, será intensificada a cooperação entre a ITA Airways e a Lufthansa Cargo no setor do frete aéreo. As primeiras ofertas conjuntas para clientes de carga estarão disponíveis em rotas selecionadas a partir do próximo verão.