A KLM anunciou um aumento de voos para Portugal na sua época de inverno, que decorrerá de 29 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024. A companhia aérea holandesa ampliará a sua oferta, com foco especial no Porto, onde as frequências para Amesterdão-Schiphol aumentarão de 7 para 21 voos por semana. Além disso, Lisboa também verá um incremento nas ligações com o hub dos Países Baixos, com 21 frequências por semana em comparação com as 15 do ano anterior. Além disso, a Air France, parceira da KLM, manterá voos entre Lisboa e o Porto para o hub da companhia em Paris-Charles de Gaulle (CDG).
A época de inverno da KLM trará várias melhorias na sua rede, incluindo a adição de destinos e novas classes de conforto. A Premium Comfort Class estará disponível em todos os Boeing 787-9 e 787-10. Segundo comunicado, a reconfiguração da frota de B777-300 vai ser concluída este inverno para incluir os novos assentos da World Business Class e da Premium Comfort. O mesmo processo de reconfiguração será então iniciado para a frota de B777-200.
Este inverno, a rede da KLM inclui 157 destinos: 92 na Europa e 65 intercontinentais. Todos estes
destinos podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via o hub da companhia em Amesterdão-Schiphol.
Na Europa, a KLM expandirá a sua rede com a inclusão de Marselha, que será servida com três voos diários a partir de 29 de outubro. Além disso, destinos como Rovaniemi (Finlândia) e Rennes (França) continuarão a ser atendidos, com um aumento de 7% no número de lugares disponíveis em comparação com o inverno anterior.
Destinos internacionais
A KLM aprimorará as suas operações na América do Norte, servindo 19 destinos no Canadá, EUA e México. Washington, nos Estados Unidos, receberá um serviço diário, representando um acréscimo de três voos por semana em comparação com o inverno anterior. A classe Premium Comfort estará disponível na maioria dos destinos dos EUA. Além disso, a companhia aérea oferecerá 20% mais lugares para o Canadá em comparação com o ano anterior, com voos semanais para cidades como Toronto, Montreal, Edmonton, Calgary e Vancouver.
Além disso, a KLM assegurará um serviço diário para Curaçau, com um aumento significativo durante as férias de Natal e primavera. Aruba, Bonaire, e St Maarten serão atendidos com frequências regulares, e Paramaribo (Suriname) estará disponível seis vezes por semana.
A KLM também operará um serviço diário para diversos destinos na América do Sul, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Panamá. Buenos Aires e Santiago do Chile continuarão a ser atendidos em conjunto. Além disso, San José, Lima, Quito, Guayaquil e outras cidades serão servidas com voos regulares.
Na África, a KLM irá operar serviços diários para dois destinos na África do Sul: Joanesburgo e Cidade do Cabo. Haverá também voos diários em B777-300 para Nairobi e Acra. Os passageiros terão a opção de voar para três destinos na Tanzânia este inverno: cinco voos por semana para Kilimanjaro em combinação com Dar es Salaam. Além disso, haverá dois voos para Zanzibar em combinação com Dar es Salaam. A KLM efetuará seis voos por semana para Lagos (Nigéria). Adicionalmente, Kigali, no Ruanda, e Entebbe, no Uganda, também serão servidas
cinco vezes por semana durante este inverno.
A transportadora ajustará as suas operações na Ásia, com novas rotas e ajustes de capacidade. Pequim e Xangai, na China, serão servidas diariamente, enquanto Hong Kong terá quatro voos semanais, representando um acréscimo em relação ao ano anterior. Tóquio Narita terá voos diários sem escalas, com três voos adicionais por semana em comparação com o inverno passado. A rota para Osaka, Japão, será operada três vezes por semana.
Além disso, a KLM expandirá o serviço para Seul, Coreia do Sul, com seis voos semanais. Bali terá um voo diário com escala em Singapura, enquanto Jacarta, na Indonésia, terá cinco voos por semana com escala em Kuala Lumpur, Malásia. A companhia também oferecerá voos diários para Banguecoque, na Tailândia.
Na Índia, Mumbai e Deli terão ligações diárias, e Bengaluru receberá um voo adicional em comparação com o inverno anterior. A rota para o Dubai será operada diariamente, com um aumento na capacidade para Riade e Dammam, representando seis voos semanais.
No entanto, a KLM anuncia que deixará de servir alguns destinos intercontinentais, como Barbados, Kuwait, Bahrein e Muscat, durante esta época, redirecionando a capacidade para outras rotas em expansão.