Gonçalo Teixeira, Administrador do grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, anunciou esta quinta-feira, dia 13, a construção de um novo hotel no Porto Santo e a criação de um novo conceito de bem-estar, o ORA, que promete elevar a experiência da talassoterapia na Ilha. O Legacy Ithos é a nova marca do grupo, que se destina ao segmento de luxo e bem-estar, conforme revelou na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.
As duas marcas são fruto de um investimento de dez milhões de euros. O investimento foi feito num momento em que o grupo apresentou um novo rebranding mais ligado à família e ao tempo de qualidade com os entes queridos.
O Legacy Ithos, que tem abertura marcada para meados de julho, resulta da reabilitação e reconstrução do antigo edifício de talassoterapia do grupo. Trata-se de um boutique hotel com 28 quartos premium, um restaurante de fine-dining e um novo centro de saúde e bem-estar (ORA). “Até às obras, não tínhamos, efetivamente, unidades de alojamento e agora vamos fazer essa ampliação e criar um conceito de turismo de saúde e bem-estar totalmente disruptivo até para o mercado europeu. Isto porque não existem recursos naturais como os que temos no Porto Santo.”
Por sua vez, Bruno Martins, diretor-geral do grupo, referiu que este rebranding é “o culminar de 25 anos de história”. “O Legacy Ithos vai abrir caminho no Porto Santo para algo que ainda não existe, vamos criar um produto diferenciador, juntando aquilo que é qualidade, excelência em termos de alojamento e a história de saúde e bem-estar.”
Questionado sobre futuros investimentos na Ilha da Madeira, Gonçalo Teixeira ressaltou que o grupo “olha para a Madeira e Porto Santo como uma só ilha”.
Apesar disto, referiu, “gostamos de estar sempre ativos no mercado e de crescer passo a passo. Temos o nosso crescimento bem planeado e estamos à procura em vários mercados, quer na Madeira, quer numa ótica de internacionalização.”
Fotogaleria Legacy Ithos:
Resultados de 2024 ficaram “aquém” do expectado
Ainda na conferência, Gonçalo Teixeira admitiu que os resultados de 2024 ficaram “aquém” do expectado em termos de orçamento, além de ter havido uma evolução “bastante positiva” face a 2023. “Gostamos de ser ambiciosos e, por isso, colocamos as metas e o orçamento muito elevados. Estes resultados podem ser justificados também pelos investimentos que fizemos na estrutura interna.”
Além destes resultados, o grupo alcançou um crescimento de 12% em receitas, face a 2023. Já a taxa de ocupação situou-se entre os 70 e 75%, “também porque Porto Santo continua a ser um destino muito sazonal, sendo muito difícil de o trabalhar no inverno, devido à fraca captação de recursos humanos nesta época”.
Para terminar, Gonçalo Teixeira referiu que, no verão, o principal mercado do grupo é o nacional e que no resto do ano existe um maior afluxo de turistas vindos de Itália, Dinamarca e Noruega.