A Madeira registou o melhor mês de janeiro de sempre este ano, atingindo 50 milhões de euros de proveitos totais no setor, referiu Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, durante o segundo dia da BTL. O governante sublinhou a importância do novo voo direto de Nova Iorque, afirmando que este vai permitir “superar uma deficiência” existente.
Em janeiro deste ano, o número de hóspedes registou um aumento de 10,9% face ao mês homólogo de 2024, com o mercado nacional a crescer 18,3%, avançou Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, num encontro com a imprensa que teve lugar esta quinta-feira, dia 13, no Posto de Informação e Turismo da Madeira em Lisboa, à margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.
A Madeira contabilizou um total de 780 mil dormidas no primeiro mês de 2025, o que representa uma subida de 12% face ao mesmo período do ano passado. O mercado nacional, em particular, registou um crescimento de 37%.
A estada média fixou-se nos 4,85 dias, enquanto o RevPAR cresceu 24,5% para 62,9 euros por quarto disponível, de acordo com os dados avançados esta quinta-feira.
Os proveitos totais do setor de turismo em janeiro cresceram para 50 milhões de euros. De acordo com Eduardo Jesus, “antes da pandemia, nunca tínhamos tido um mês em que os proveitos totais do setor atingissem 50 milhões de euros”.
“O primeiro mês em que isto aconteceu foi em agosto de 2022, ainda na pandemia, que foi o melhor mês de sempre até essa data, e agora conseguimos [este valor] num mês que é tradicionalmente mais fraco”, enfatizou o governante.
Principais mercados e novas ligações aéreas
De acordo com o Observatório do Transporte Aéreo, “no verão IATA, já temos dois milhões de assentos nos aviões, o que é mais 18% do que foi oferecido no ano passado. Vamos ter 11 mil frequências, que são mais 14,7% em relação ao verão anterior”, indicou o secretário regional de Turismo e Cultura.
Eduardo Jesus sublinhou que a Madeira trabalha “sempre com uma grande abertura em relação a todas as possibilidades que os mercados nos dão”, destacando as principais rotas diretas que considera que irão alavancar o turismo no destino em 2025.
O novo voo direto de Nova Iorque para a Madeira, operado três vezes por semana pela United, “vai permitir superar uma deficiência que tínhamos”, afirmou. “Tentámos essa operação com a SATA e, agora, existe esse mesmo voo com paragem em Ponta Delgada, o que, em termos de comercialização, não tem o mesmo interesse”.
Além disto, “vamos retomar o voo direto de Bruxelas a 5 de abril. A easyJet começa a voar de Luton [Londres] e de Nantes [França]. A Jet2 também de [Londres] Luton e de Bournemouth. A Ryanair volta a reforçar a operação para Milão, Shannon e Edinburgo”. O governante referiu ainda a nova ligação direta para a Madeira, operada pela Play Airlines.
“No que diz respeito às companhias aéreas, há sempre um trabalho tripartido entre o Governo Regional da Madeira, através da Associação de Promoção, o Turismo de Portugal e a ANA Aeroportos”, apontou Eduardo Jesus.
Atualmente, a Madeira conta com “uma diversidade de origens incrível”, marcando presença em “28 mercados diferentes”, indicou. Eduardo Jesus destacou particularmente a Polónia que, neste momento, ocupa o quinto lugar de principais mercados emissores, tendo estado “a crescer a dois dígitos nos últimos anos. Foi um mercado emergente que passou a Top 5”.
A Europa representa, neste momento, “quase 100%”, adiantou o governante, indicando que “fora da Europa só temos o voo direto para os Estados Unidos”, mercado este que representa 3,97% do total de turistas.
“Na gestão do destino tem de haver um cuidado de não dependência de poucas origens, principalmente no cenário em que nos encontramos de uma grande invisibilidade que pode acontecer na Europa”, defendeu Eduardo Jesus.
A nível de vendas, o governante indicou que Porto Santo está a ser vendido “com muita antecedência”, acrescentando que o Black Friday foi “muito bom em viagens no final do ano passado”.
“As vendas, principalmente do Porto Santo, que é onde a operação charter obriga a mais cuidado da nossa parte, estamos a verificar que está a correr bem e com antecedência; voltou a comprar-se com antecedência”, frisou.
Turismo da Madeira lança-se no mercado de casamentos na BTL
Para a ilha, a presença na BTL “é entendida como obrigatória por ser um mercado nacional, que em 2015 não crescia na Madeira e, a partir dessa data, nunca mais parou de crescer”, disse Eduardo Jesus. “No ano passado, 510 mil pessoas de Portugal continental visitaram a Madeira, o que para nós é muito significativo”.
“Esta presença, em continuidade com aquilo que temos feito anteriormente, procura acima de tudo trazer a Madeira à BTL, mas incorporando modernidade e tecnologia através dos vídeos e das experiências imersivas. Este ano, tem muita preponderância cultural, com hábitos e tradições a serem trazidos até à feira, e é uma forma de mostrar a nossa autenticidade”, referiu o secretário regional de Turismo e Cultura.
Uma novidade que será apresentada durante esta edição da BTL é o lançamento de um produto de casamentos. Sara Marote, diretora executiva da APM, explicou que a campanha é orientada para o mercado internacional, com foco no segmento de luxo.
“Sentimos a apetência e a necessidade do mercado e, além disso, permite agregar valor à oferta. Vamos levá-la para fora de Portugal, para os nossos mercados com maior incidência naqueles que têm maior número de dormidas”, indicou a responsável.
“As feiras onde vamos participar estão muito próximas de países que comemoram o casamento durante uma semana. Vamos estar agora presentes no Sri Lanka, uma das feiras mais relevantes, e em Cancún. Portanto, além dos nossos mercados tradicionais, existem outros mercados que nem fazem parte da nossa matriz, o que nos permite fazer investimentos e captar esses mercados que são de extrema importância”, acrescentou.