A escola de gestão hoteleira Les Roches, na Suíça, e a Aivancity, conhecida como “La grande École de l’Intelligence Artificielle”, na França, estão a lançar em conjunto o primeiro Certificado em Inteligência Artificial (IA) aplicado à gestão hoteleira.
Em 2020 o relatório divulgado sobre Transformação Digital relatou que 73% dos líderes dos setores hoteleiro e turístico julgam a análise de dados um elemento crítico para o sucesso da sua empresa e 49% considera que o uso das novas tecnologias é uma prioridade para um serviço de excelência aos clientes.
Através deste “Certificado em Inteligência Artificial”, a Les Roches e Aivancity pretendem que, no futuro, haja uma maior compreensão da linguagem e técnica das soluções de IA, dos seus impactos sociológicos e éticos, bem como das suas consequências comerciais, de gestão e organizacionais.
Para Tawhid Chtioui, presidente fundador e reitor da Aivancity, “A Inteligência Artificial tornou-se uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa que deseje melhorar o conjunto dos seus processos empresariais, desde a produção até à relação com os clientes, em todos os sectores de atividade. O sector da Hotelaria e Turismo é nesse sentido um enorme território de oportunidades e exploração para a IA”.
O programa de cinco dias contará com professores especializados da Aivancity e Les Roches, bem como com peritos e cientistas da indústria. O programa inclui dois dias de sprint design, com foco na imaginação, e a prototipagem de uma solução de IA para a indústria hoteleira.
A iniciativa decorrerá a partir da próxima admissão, em setembro de 2021, e será aberto, numa primeira fase, aos atuais estudantes da Les Roches, no Campus de Crans-Montana, na Suíça. Este programa é o primeiro passo na colaboração entre as duas instituições.