Os colaboradores da hotelaria das Caraíbas são convidados e encorajados a candidatarem-se ao Programa de Desenvolvimento Profissional de Hotelaria das Caraíbas patrocinado pela Les Roches Global Hospitality Education, uma das principais escolas de gestão hoteleira do mundo e pela Caribbean Hotel and Tourism Association Education Foundation (CHTAEF).
Lançado em 2021, este programa é uma iniciativa conjunta e foi concebido para acelerar as trajetórias de carreira dos participantes em direção a cargos de liderança sénior na indústria hoteleira. Através desta iniciativa, o programa apoia os colaboradores da indústria hoteleira das Caraíbas a desenvolverem a sua formação e a progredirem no seio da indústria.
“Sentimo-nos tremendamente orgulhosos com os resultados do nosso primeiro ano de colaboração com a CHTAEF”, afirma Carlos Díez de La Lastra, CEO da Les Roches. “Tem sido uma experiência enriquecedora aceder ao talento na hospitalidade de todas as áreas das Caraíbas e promover o desenvolvimento das suas capacidades de gestão no nosso campus, dentro da nossa comunidade internacional que reúne 90 nacionalidades. Estamos entusiasmados e empenhados em continuar a apoiar o desenvolvimento do talento das Caraíbas juntamente com a CHTAEF para fomentar ainda mais o turismo de qualidade e a excelência na região”.
“Nada é mais importante para a Fundação de Educação CHTA do que ajudar os nossos profissionais de hotelaria a atingir o seu potencial mais elevado e a tornarem-se os futuros líderes da indústria”, acrescenta Karolin Troubetzkoy, presidente da CHTAEF. “Este é um dos vários programas que desenvolvemos para continuar a proporcionar oportunidades de progresso no seio da indústria”.
“Eles desafiam-nos a pensar como um líder”, declarou Noshane King, licenciado em 2021, gerente de vendas regional da Norwegian Cruise Line.
O Programa de Desenvolvimento Profissional em Hotelaria das Caraíbas é um curso académico rigoroso mas flexível, concebido para permitir a conciliação com os compromissos laborais dos estudantes, permitindo-lhes acelerar a sua carreira sem a interromper. O programa centra-se nos atuais supervisores e managers hoteleiros com o objetivo de os impulsionar para funções de gestor hoteleiro ou director geral nos dois a três anos seguintes.
Rehana Dorsett, Directora de Serviços VIP – The Cove and Reef Atlantis, Paradise Island, Bahamas, descreve a sua experiência no Programa de 2021: “À medida que fomos avançando, as aulas foram-se tornando mais desafiantes. E enquanto nos formamos ao nosso próprio ritmo, há prazos e uma quantidade significativa de trabalho a realizar. É um grande (sistema de apoio online). A turma sobre sustentabilidade foi muito interessante. Sou apaixonado por este assunto”.
Aos estudantes é pedido que se comprometam com um mínimo de 12 horas por semana durante este programa de seis meses, que inclui aulas como, por exemplo: Operações Avançadas de Hospitalidade, Finanças, Gestão de Receitas, Marketing, Sustentabilidade, Liderança e Comportamento Organizacional.
Stephen Fagan, Concierge Manager no Beaches Ocho Rios na Jamaica, participou também neste programa em 2021. “Estou atualmente a estudar muitos tópicos diferentes e alguns trabalhos requerem um parceiro ou grupo, pelo que isto nos ajuda a interagir com outros, para que possamos chegar a todo o mundo enquanto estamos sentados em casa”, afirma Fagan.