Após abandonar a operação turística em 2020, a empresa de supermercados Lidl vai retirar-se definitivamente do setor do turismo ao deixar também de operar como agência de viagens.
A empresa alemã oferecia este serviço na Alemanha, Suíça e Áustria e estima-se ter gerado cerca de 200 milhões de euros de volume de negócios.
Segundo a Tourinews, a informação foi avançada pelo jornal FVW, que adianta que a Lidl terá comunicado a decisão aos seus operadores turísticos parceiros, com quem terminará a sua relação comercial no final do ano.
Os principais parceiros da Lidl Reisen incluem as falidas Big Xtra, Falk Travel, HTH Hanse Touristik Hamburg, Clevertours, LMX, Coral Travel, Aovo, Neon Reisen e Select Holidays.
Desde dezembro de 2006 que a Lidl trabalha como ponto de venda de viagens, competindo com o seu rival Aldi. A sua operação turística iniciou-se em 2016, com a criação da Lidl Holidays, à qual a JT Touristik se juntou em 2018. A empresa alemã tomou a decisão de terminar com este ramo de negócio no seguimento do início da pandemia, mantendo apenas a venda de viagens.
Cerca de 140 pessoas foram empregadas pela divisão de viagens da Lidl, que tinha planos para expandir geograficamente.