Segunda-feira, Maio 20, 2024
Segunda-feira, Maio 20, 2024

SIGA-NOS:

Lisboa, Albufeira e Porto lideram reservas digitais dos turistas espanhóis em 2022

Portugal liderou as reservas digitais dos turistas espanhóis em 2022. No ano passado, Lisboa, Albufeira e Porto foram as cidades com o maior número de reservas online, de acordo com o estudo “Evolução do viajante digital espanhol (2019-2022)”, realizado pela Associação Espanhola de Economia Digital (Adigital) e pela consultoria tecnológica The Cocktail Analysis. Dentro do próprio país, os destinos mais reservados pelos espanhóis foram Benidorm e Salou.

Os turistas espanhóis já viajam tanto para fora de Espanha como antes da pandemia. Entre os destinos escolhidos, a Europa continua a liderar as preferências, com 66% das reservas online, com destaque para Portugal. De acordo com o estudo, esta escolha deve-se em grande parte à preferência dos viajantes espanhóis por destinos de proximidade, com várias cidades portuguesas – Lisboa, Porto e Albufeira – no Top 10.

No entanto, segundo o relatório, observou-se um aumento do interesse dos turistas espanhóis por destinos distantes de língua espanhola, como a América Central e as Caraíbas, que conseguiram duplicar a sua quota, passando de 5% em 2019 para 11% em 2022. Varadero, Punta Cana e Havana estão entre os 10 destinos mais reservados pelos espanhóis no ano passado.

Uma circunstância que Amuda Goueli, vice-presidente da Adigital e CEO da Destinia, atribui ao fator preço – no ano passado, existiram tarifas muito baixas para visitar estes destinos caribenhos – e à abertura total das Caraíbas durante a pandemia.

O estudo também destaca o crescimento do Médio Oriente e do Norte de África (de 4% para 6%), ao mesmo tempo que realça o acentuado declínio das reservas para o Reino Unido, um facto que pode estar relacionado com o Brexit, como explicou Fernando Díez, diretor da The Cocktail Analysis Madrid. Em 2019, Londres ficou em quinto lugar em termos de volume de reservas, mas no ano passado a capital britânica não alcançou o Top 10.

Viagens domésticas

A costa mediterrânica de Espanha é a região com o maior número de reservas online dentro do próprio país, com Salou e Benidorm a liderar a classificação. Madrid, Playa del Inglés (Gran Canária) e Puerto de la Cruz (Tenerife) também tiveram um elevado número de reservas em 2022.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img