Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
Sexta-feira, Janeiro 24, 2025

SIGA-NOS:

Lufthansa: a única companhia europeia com classificação 5 estrelas no Skytrax perde o título

-PUB-spot_img

A companhia aérea Lufthansa perdeu o estatuto de única companhia europeia com 5 estrelas na escala da Skytrax. A SkyExpert, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, recorda o momento em que, em 2017, a Lufthansa alcançou a tão desejada quinta estrela, tornando-a uma das apenas 10 companhias aéreas (na altura) a ter essa classificação.

“Foi um verdadeiro objetivo comercial e reputacional que a Lufthansa encarou de forma muito séria e determinada e que foi o resultado de um trabalho de vários anos – um trabalho de detalhe, porque disso se trata quando se pretende passar de 4 a 5 estrelas”, descreve Pedro Castro, diretor e fundador da SkyExpert.

“O trabalho de manter esse estatuto é igualmente exigente e no processo anual de revisão da Skytrax divulgado agora, a Lufthansa não conseguiu manter as suas estrelas”, remata.

Pedro Castro relembra que “na indústria aeronáutica, tal como na indústria cinematográfica, existem várias organizações que atribuem os mais diversos prémios com critérios e júris muito distintos e que a Skytrax se tem afirmado como “os óscares da aviação, apesar de algumas companhias aéreas referirem conflitos de interesse e falta de objetividade nalgumas das avaliações efetuadas”.

Sobre as eventuais razões da concentração das companhias 5 estrelas na Ásia, Pedro Castro considera que em cenários altamente liberalizados e no caso de companhias com uma preponderância maior ou quase exclusiva do tráfego doméstico ou regional, o avião é encarado como um meio de transporte como outro qualquer em que o serviço básico é o do transporte de A para B e tudo o resto é opcional.

Para companhias aéreas voltadas para o longo-curso e que operem em mercados semi-liberalizados ou protecionistas é mais fácil corresponder a determinadas exigências de serviço consideradas pela Skytrax para atribuir as 5 estrelas. Se a escolha for “conforto” ou “preço”, a primeira classe da Lufthansa continua a ser “5 estrelas” para a Skytrax, mas já a classe económica apenas recolheu 3.5 este ano.

Pedro Castro refere ainda que, em certas alturas do ano, algumas das companhias 5 estrelas, como a Singapore Airlines e a Qatar Airways, propõem itinerários mais curtos “que qualquer um de nós pode aproveitar sem ter de viajar até à Ásia, como seja São Paulo-Buenos Aires na Qatar Airways ou Barcelona-Milão e Frankfurt-Nova Iorque na Singapore Airlines.

Atualmente as 10 companhias aéreas mundiais reconhecidas com 5 estrelas pela Skytrax são: ANA All Nippon Airways; Asiana Airlines; Cathay Pacific Airways; EVA Air; Garuda Indonesia; Hainan Airlines; Japan Airlines; Korean Air; Qatar Airways; Singapore Airlines.

A British Airways, Iberia, Air France, KLM, Swiss, Austrian ou a Finnair possuem 4 estrelas, mas a TAP Air Portugal está classificada com 3 estrelas.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img