A Lufthansa planeia reduzir a sua programação original para o verão de 2023 em cerca de 34.000 voos, devido à escassez de mão-de-obra no setor aéreo.
Um porta-voz da companhia aérea alemã confirmou que a Lufthansa está a ajustar a sua programação de voos para o verão de 2023. “O motivo destes ajustes antecipados é evitar os grandes problemas operacionais do verão de 2022”, explicou, acrescentado que “com a experiência que tivemos no verão de 2022, já foi decidido, no ano passado, rever constantemente o desempenho do sistema geral em conjunto com todos os parceiros”.
Os cancelamentos poderão atingir outras companhias aéreas do grupo, como a Swiss International Air Lines, a Austrian Airlines e a Eurowings, de acordo com a imprensa alemã.
Várias companhias aéreas europeias continuam a registar falta de recursos humanos. O porta-voz da transportadora disse que, por esta razão, a Lufthansa decidiu cancelar os voos da sua programação de verão com bastante antecedência. “Isto permitirá aos nossos passageiros ajustar os seus planos de viagem de acordo com as alternativas oferecidas pelo Grupo Lufthansa”, sublinhou o responsável.
Na sexta-feira passada, a Lufthansa foi forçada a cancelar 1.300 voos nos seus dois principais aeroportos (Frankfurt e Munique), devido a uma greve nos sete principais aeroportos da Alemanha que afetou 2.340 voos, imobilizando 295.000 passageiros e paralisando o tráfego aéreo no país.