Quarta-feira, Julho 17, 2024
Quarta-feira, Julho 17, 2024

SIGA-NOS:

Lusófona participa em projeto para promover condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade

-PUB-spot_img

A Universidade Lusófona vai participar no projeto FUTOURWORK – Improving Tourism and Hospitality Worker Well-Being Through Social Dialogue, no âmbito do Programa Horizon CL2, vocacionado para um futuro sustentável na Europa. Este projeto tem como objetivo estudar e promover um maior bem-estar e melhores condições de trabalho para os trabalhadores do Turismo e Hospitalidade (T&H).

O projeto FUTOURWORK é constituído por um consórcio de diversos países europeus, e a Universidade Lusófona está representada pelas investigadoras Tânia Gaspar do Hei-LAB: digital Human Environment Interaction Lab e Mafalda Patuleia do Intrepid Lab|CETRAD.

O setor do Turismo e Hospitalidade representa, atualmente, mais de 10% da economia europeia e 11,7% do emprego. Destes 13 milhões de trabalhadores, mais de metade são mulheres (54%), seguido de jovens (30%) e migrantes (16%), sendo o volume de negócios e as ofertas de emprego elevados, com 1,2 milhões ofertas de emprego (11%) na União Europeia.

Estes trabalhadores realizam formas de trabalho não padronizadas, incluindo trabalho em plataformas digitais, que podem ser um “fator de risco ao nível da concretização de um trabalho digno, da falta de proteção social, do aumento da precariedade e vulnerabilidade e do aumento da pobreza no trabalho”, segundo o comunicado.

O projeto terá um impacto “transformador para os trabalhadores do setor do Turismo e Hospitalidade, promovendo um diálogo social mais inclusivo, equitativo e eficaz, através da análise das diversas realidades do trabalho no setor, tanto a nível da União Europeia como a nível nacional”.

A iniciativa permitirá ainda avaliar a influência das organizações de empregadores e trabalhadores no setor, identificar a transformação digital, a inovação e o seu impacto nos trabalhadores de T&H, bem como o seu impacto em grupos particularmente vulneráveis.

O FUTOURWORK incorporará a co-criação e métodos colaborativos para promover o diálogo entre múltiplos stakeholders e irá divulgar resultados que impulsionem políticas e práticas neste domínio.

O projeto irá ainda desenvolver um índice de bem-estar que poderá ser usado pelo setor do T&H para avaliar o bem-estar dos seus trabalhadores e sustentará também a criação de um observatório para integrar a informação produzida, que tem como objetivo a implementação de uma plataforma de diálogo para trabalhadores, empregadores e decisores políticos.

Além dos parceiros sociais com atividade no setor do Turismo e da Hotelaria, o projeto integra a participação de entidades públicas como a ACT, Autoridade para as Condições de Trabalho (enquanto Ponto Focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), visando uma abrangência expressiva do domínio de intervenção.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img