Num ambiente de festa e reunião do setor, o maior evento do turismo nacional, a Bolsa de Turismo de Lisboa, foi apresentado esta quinta-feira, dia 22 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente da Fundação AIP, Rocha de Matos, e várias personalidades do setor. Na ocasião, foram também entregues os Prémios Personalidade e revelados os melhores stands da feira na edição de 2023.
O comendador Rocha de Matos deu início à cerimónia, afirmando que o turismo continuará a ser “uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da nossa economia, como atestam os bons resultados que ano após ano têm vindo a ser superados”.
O presidente da Fundação da AIP sublinhou que a BTL tem procurado dar “um contributo e um impulso para estes resultados, no espaço de intervenção que lhe compete, fazendo-o em estreita cooperação com todas as partes interessadas da fileira do turismo, incluindo também os múltiplos parceiros internacionais que se associam ao evento, com o propósito de promover o turismo. É, porventura, um dos seus maiores méritos, juntamente com a capacidade de criar um amplo espaço de cooperação estratégica em torno dos interesses do turismo”.
Em seguida, Pedro Braga, diretor geral adjunto da Lisboa FCE (entidade organizadora), agradeceu ao setor por fazer da BTL “a maior montra de promoção do turismo nacional”.
O responsável destacou os números da edição de 2023 que contou com 1.400 expositores e 63.000 visitantes. “A BTL23 assumiu-se, uma vez mais, como uma plataforma qualificada de negócios para o setor. Como o marketplace de excelência que junta a procura e a oferta e se constitui como a maior e melhor montra da diversidade e qualidade da oferta turística”, afirmou.
Referindo-se ao programa de Hosted Buyers da BTL 2023, Pedro Braga disse tratar-se de um programa “cada vez mais qualificado, segmentado e atractivo”, resultado conjunto do trabalho “extraordinário desenvolvido pelo Turismo de Portugal nos mercados internacionais na promoção do destino Portugal, da marca Portugal”.
Participaram no programa de Hosted Buyers da BTL 2023 120 Hosted Buyers, de 25 mercados e emissores, o que resultou em 2000 reuniões realizadas com 235 empresas.
Para aferir o sucesso da feira este ano, Pedro Braga mencionou os resultados do inquérito realizado aos participantes: 88% dos expositores tenciona participar na edição de 2024; 95% recomenda a visita à BTL a outros profissionais do sector; e 85% tenciona repetir a visita em 2024.
“Para a BTL 2024, a aposta e o modelo são para manter”, afirmou o responsável, “introduzindo oportunidades de melhoria que foram identificadas e novos conteúdos, mas sempre com o foco na qualidade e nos resultados que entregamos ao mercado”.
Em 2024, segundo o responsável, a BTL vai continuar “a apostar na diversidade dos sectores representados, com particular destaque para a inovação e as tecnologias no apoio à transição digital dos negócios, no Enoturismo, na Cultura, e na oferta turística LGBTI+ que lançamos na edição da BTL23”.
Pedro Braga destacou ainda uma aposta reforçada no turismo cultural na edição de 2024, através da participação da Cidade de Aveiro como – Cidade Convidada da BTL Cultural – Aveiro Capital Portuguesa da Cultura.
Por sua vez, o responsável destacou um novo segmento – o turismo religioso, que resulta da parceria com a Câmara Municipal de Ourém e com a Aciso, e que tem como “objetivo potenciar a oferta religiosa no âmbito da espiritualidade com abrangência nacional e ambição de projeção internacional”.
De referir ainda a “introdução de um novo modelo e dinâmicas da Bolsa de Empregabilidade da BTL que, segundo Pedro Braga, terá “um modelo mais funcional e que aumente o leque de soluções na área da formação e na identificação de RH para as empresas do sector, contribuindo para minimizar a grave carência de recursos qualificados”.
Durante o evento, foram anunciados Município e Destino Nacional Convidados da BTL 2023 Coimbra e o Açores, respetivamente, representados pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, e a diretora Regional do Turismo dos Açores, Rosa Costa, que destacaram a importância da feira para o contexto turístico nacional.
Veja a fotogaleria do evento