Depois de uma aposta clara no segmento familiar, acompanhada pela renovação de quartos, introdução de novas tipologias e criação de infraestruturas, o M’Ar de Ar Muralhas, em Évora, prepara-se para inaugurar, a partir de setembro, novos espaços de bem-estar, incluindo spa, ginásio e piscina interior. O investimento insere-se na estratégia de reposicionamento da unidade, orientada para captar famílias e mitigar a sazonalidade.
Ao TNews, o diretor da unidade Nuno Mendes explica que este processo começou em 2025, com uma reflexão estratégica sobre o posicionamento do hotel. “No fundo, foi darmos um passo atrás para definir um caminho claro: o que é que queremos? Queremos o mercado familiar, sobretudo o nacional e também o espanhol, que está muito próximo.”
Para responder a esse objetivo, o hotel tem vindo a adaptar a sua oferta. “Reformulámos os quartos, estamos a construir novos espaços, vamos ter spa, ginásio e piscina interior. Criámos o kids club — tudo no sentido de captar esse mercado, sem descurar os outros”, afirma. O balanço de 2025 é, por isso, positivo, também pelo envolvimento das equipas: “A administração mostrou o caminho e todos se envolveram. Estamos alinhados e com vontade de o concretizar.”

A transformação tem sido progressiva e, segundo o responsável, nem sempre é imediatamente percebida pelo cliente. “Muitas vezes o hóspede não tem noção até chegar. Mas quando chega e vê tudo o que está a acontecer, o retorno tem sido muito positivo.”
Entre as mudanças, destaca-se a adaptação dos quartos à nova procura, com a criação de suítes familiares, quartos comunicantes e tipologias mais versáteis. A introdução do kids club, em 2024, e da mascote “Migas”, em 2025, reforçou também a atratividade junto das famílias.


Além das alterações físicas, o foco está na experiência. “Não é só vir ao hotel dormir. Queremos envolver as famílias”, explica Nuno Mendes, apontando para a programação de atividades como um eixo central. O hotel tem vindo a desenvolver iniciativas como workshops, provas de vinhos, aulas de cozinha, yoga, hidroginástica, insufláveis e até piqueniques no jardim, além de parcerias com operadores locais.
A par destas novidades, o hotel está também a reforçar a área exterior junto à piscina, com a criação de uma nova zona coberta, pensada para garantir maior conforto nos dias de maior calor. O espaço será complementado com uma food truck de apoio, dedicada a comidas e bebidas, e com uma programação regular de atividades. “Vamos ter hidroginástica, atividades para crianças e uma zona com insufláveis, dinamizada pela equipa do kids club”, explica Nuno Mendes, recordando iniciativas já realizadas, como a caça aos ovos na Páscoa. “Temos aqui muito espaço para desenvolver experiências para as famílias.”
Posicionamento no centro histórico de Évora
Localizado no centro histórico de Évora, o M’Ar de Ar Muralhas reforça o seu posicionamento como unidade de referência na cidade. “Quando falamos do M’Ar de Ar Muralhas, temos de pensar que é o melhor hotel de quatro estrelas dentro do centro histórico. Estamos a cinco minutos da Praça do Giraldo, com estacionamento próprio, o que permite ao hóspede deixar o carro e perder-se na cidade.”
A proposta passa por oferecer uma experiência integrada: proximidade à cidade, mas também espaço para relaxar, com jardim, piscina e restauração. “Queremos proporcionar esta lógica do ‘vagar’, alinhada com Évora 2027 Capital Europeia da Cultura — vir, explorar e usufruir com tempo.”
Apesar da aposta nas famílias, o segmento corporate continua relevante. O hotel dispõe de áreas dedicadas a eventos, permitindo separar fluxos. “Conseguimos fazer congressos sem afetar os outros hóspedes. Muitas vezes nem se percebe que está a acontecer um evento”, refere, dando como exemplo operações com centenas de participantes.

Mercados e padrões de procura
O mercado nacional mantém-se como principal emissor, seguido de Espanha — impulsionado pela proximidade — e dos Estados Unidos. “Temos tido alguma retração do mercado brasileiro e o asiático também está diferente do que estava antes da pandemia”, explica.
A estada média varia consoante o perfil: os norte-americanos permanecem geralmente uma a duas noites, enquanto as famílias portuguesas podem estender a estadia para dois ou três dias. Ainda assim, o objetivo é aumentar a duração média. “Queremos criar condições e atividades para reter mais tempo.”
Uma das apostas passa pela criação de novas infraestruturas para responder à época baixa. O hotel prepara a abertura de um spa, ginásio e piscina interior, prevista para setembro.
“No inverno sentíamos que não conseguíamos captar tanto este mercado. Faltavam-nos estas valências. O que estamos a fazer é completar o circuito do hóspede”, explica. A ideia passa também por diversificar a procura, atraindo não só famílias, mas também casais em períodos de menor procura ou em ocasiões especiais.
Évora com perspetivas de crescimento
Sobre o destino, Nuno Mendes mostra-se otimista. “Évora tem uma centralidade muito forte, com boas acessibilidades, proximidade a Lisboa e Espanha, e projetos como o TGV e o aeroporto de Beja.”
Destaca ainda a evolução do perfil do visitante: “Hoje temos um turista mais qualificado, que quer estar, consumir, visitar museus e restaurantes. Não é tanto o turismo de passagem.”
A expectativa em torno de 2027 é elevada. “Vai ser uma grande montra e há um esforço conjunto para garantir uma boa resposta. Vai trazer visibilidade e procura.”
Criar memórias como prioridade
No final, o objetivo mantém-se claro: proporcionar experiências memoráveis. “Queremos que o hóspede leve memórias. Que se lembre de momentos felizes e que recomende o hotel”, afirma.
Seja através de um piquenique no jardim, de uma atividade em família ou de uma experiência gastronómica, o foco está em oferecer uma estadia completa. “Queremos que o hóspede não se sinta aborrecido — nem no hotel, nem na cidade — e que tenha sempre algo para fazer, com qualidade”, conclui.


