Marrocos suspendeu os voos diretos com o Reino Unido, Países Baixos e Alemanha esta quarta-feira, dia 20 de outubro, devido ao aumento de casos de COVID-19 na Europa.
Esta medida foi anunciada pela companhia aérea estatal marroquina, Royal Air Maroc (RAM), que através de um tweet informou que “por decisão das autoridades e devido à evolução da pandemia, os voos de/para Alemanha, Países Baixos e Reino Unido estão suspensos desde dia 20 de outubro a partir das 23h59”. Alemanha, Reino Unido e Países Baixos são alguns dos países com que Marrocos tem maior conexão aérea.
Devido ao anúncio feito pela RAM, várias companhias aéreas cancelaram todos os voos que estavam programados para dia 21 de outubro. A easyJet informou que os voos entre o Reino Unido, Alemanha e Países Baixos foram cancelados até dia 30 de novembro. Segundo a BBC, a companhia aérea britânica só está a efetuar voos para levar passageiros de volta ao Reino Unido.
Também a TUI UK confirmou o cancelamento dos seus voos para Marraquexe e para Agadir até dia 31 de outubro, contudo a companhia aérea ainda não confirmou se irá fazer voos de regresso para os passageiros que ainda se encontram em Marrocos. Por outro lado, a British Airways também se viu obrigada a cancelar os voos com destino a Marrocos, mas ainda não há datas confirmadas para o regresso aos voos por parte desta companhia.
Esta não é a primeira vez que Marrocos fecha fronteiras com alguns países face ao elevado número de casos de COVID-19, pois no passado 5 de outubro os voos com a Rússia também foram suspensos.