A Meliá Hotels International anunciou esta quinta-feira, dia 5, uma nova expansão do seu portfólio de luxo, com a abertura de 15 hotéis em 2025, incluindo o ME Lisbon no primeiro trimestre do ano.
ME by Meliá abrirá portas em Marbella, Málaga, Lisboa e Malta, enquanto a ZEL, marca criada em colaboração com o tenista Rafael Nadal, lançará o seu primeiro hotel com tudo incluído nas Caraíbas.
O ME Lisbon abrirá no coração da capital portuguesa no primeiro trimestre de 2025. Este apresentará o design e programação cultural característicos da marca, bem como um rooftop da marca Attiko com vistas panorâmicas sobre a cidade e mais de 600m2 de espaço para reuniões e eventos.
Outros planos para o ME by Meliá incluem Espanha, Grécia, Albânia e China. Em Espanha estão marcadas as aberturas do ME Málaga nos primeiros três meses de 2025 e do ME Marbella no 2º trimestre.
A marca também reforçará a sua presença no México, com as aberturas do ME Guadalajara e do ME Sayulita no próximo ano. Em território mexicano, a Meliá espera duplicar a sua presença nos próximos dois anos.
Relativamente à submarca Meliá Collection, que contou recentemente com a abertura da Casa de las Artes em Madrid, espera-se que em 2025 sejam inaugurados mais dois hotéis, o Residenza Cardinale, em Milão, e Meliá Ba Vi Mountain, perto de Hanói, no Vietname, o primeiro Meliá Collection na Ásia.
Por sua vez, os planos de expansão da submarca Paradisus by Meliá incluem Fuerteventura, em Espanha, onde o Meliá existente será renovado no verão de 2025, e Pattaya, na Tailândia.
Segundo o grupo hoteleiro, em 2025, o Paradisus by Meliá apresentará novas experiências através das quais os hóspedes poderão dar prioridade ao seu bem-estar, enquanto aprendem sobre a cultura do destino.
No que diz respeito à ZEL, marca criada em parceria com o tenista Rafael Nadal, esta inspira-se nas casas acolhedoras, na cultura ao ar livre e no estilo de vida do Mediterrâneo. A primeira unidade desta submarca abriu em Maiorca, em 2023, com uma segunda propriedade na Costa Brava a juntar-se à coleção em 2024. Em 2025, a marca tem projetado a abertura de dois hotéis, um em Punta Cana, na República Dominicana, e outro no México.
Localizado perto de Playa Bávaro, o ZEL Punta Cana é o primeiro resort deste estilo com tudo incluído nas Caraíbas. Este apresenta suites aquecidas, piscinas refrescantes e um clube de praia para os dias de sol.
Sustentabilidade
A sustentabilidade continua a ser um dos pilares da marca. O primeiro grande hotel de luxo em Menorca, segundo a marca, encerrará 2024 como um hotel “Net Zero”. Como programas sustentáveis, a Meliá apresenta o Travel for Good by Meliá, uma iniciativa global de sustentabilidade que integra os princípios ambientais, sociais e de governação (ESG) na estratégia de negócios da empresa, concebida para promover o turismo responsável.
Desde a neutralidade carbónica à gestão de resíduos, ao emprego inclusivo e à colaboração com as comunidades locais para apoiar a educação, a cultura e o desenvolvimento económico, o Travel for Good sublinha o compromisso da Meliá em causar um “impacto positivo no planeta”, garantindo ao mesmo tempo “experiências de luxo memoráveis”.
Para terminar, a Meliá revelou que, em termos de vendas no segmento de luxo, as agências de viagens registaram um aumento de 14% face a 2023.