Domingo, Janeiro 19, 2025
Domingo, Janeiro 19, 2025

SIGA-NOS:

Tendências emergentes no Turismo para 2025: Uma viagem pela inovação e sustentabilidade

-PUB-spot_img

“À medida que o calendário vira para 2025, o turismo continua a ser um caleidoscópio de inovação, com novas tecnologias e práticas sustentáveis a definir o rumo do setor”

Como habitualmente dois momentos marcam o panorama internacional do turismo e da tecnologia, falo do World Travel Market em Londres, que encerra o calendário das grandes feiras internacionais de turismo, e da Web Summit em Lisboa, certame mundial de empreendedorismo e tecnologia, que define os grandes lançamentos tecnológicos para o próximo ano.

Num setor como o do turismo, em constante mudança e transformação e quando celebramos 2 anos do lançamento do Chat GPT (30 de novembro de 2022), importa olhar para as tendências identificadas nestes dois grandes eventos de final de ano para definir quais as orientações do próximo ano, numa combinação entre tecnologia, comportamento de consumidor e posicionamento estratégico de destinos e produtos.

Permitam-me então partilhar convosco alguma das tendências que todos os apaixonados por turismo e tecnologia, como eu, devem observar de perto para o ano que se avizinha:

Realidade Virtual e Aumentada: Muito além do óbvio. As linhas entre o real e o virtual estão cada vez mais ténues. Com a realidade virtual e aumentada, podemos agora passear por um resort nas Maldivas ou caminhar pelas ruas de Tóquio enquanto ainda estamos no conforto do nosso sofá. Estas tecnologias não são apenas uma ferramenta de marketing, mas um novo paradigma para explorar destinos e planear viagens com um nível de confiança e entusiasmo renovados.

Inteligência Artificial: Um novo agente de viagens. A inteligência artificial veio para ficar e está a causar um impacto enorme na personalização das experiências de viagem como nunca vimos. Imaginem um assistente que não só conhece todas as vossas preferências de viagens, mas também antecipa as vossas necessidades, oferecendo opções de alojamento e atividades que parecem ter sido feitas à vossa medida. O futuro do atendimento ao cliente está aqui, e é surpreendentemente rápido e perspicaz!

Sustentabilidade: De buzzword à realidade. Longe vão os dias em que a “sustentabilidade” era apenas uma palavra de ordem. Em 2025, será a espinha dorsal das operações turísticas. Destinos e empresas que não só pregam a sustentabilidade, mas que a praticam de forma mensurável e impactante, vão continuar a ganhar o respeito e a preferência de viajantes globais mais conscientes.

Mobilidade como Serviço (MaaS): Revolucionar como nos movemos. O conceito de Mobilidade como Serviço está a reformular os transportes turísticos. Com uma única app, pode-se planear e pagar por uma viagem que combina aviões, comboio, carros e bicicletas, de uma forma integrada e simples. Operadores como a Flixbus, Busbud e Rome2Rio estão a estudar formas de integração de várias formas de mobilidade, tudo isso moldado às necessidades individuais de cada viajante. É a liberdade de movimento redefinida!

Experiências Personalizadas: O “Padrão Ouro”. Em 2025 será a personalização! Ao contrário do que tem acontecido, não será um luxo, mas o padrão onde cada viagem deverá ser uma narrativa pessoal, com experiências cuidadosamente selecionadas que refletem os gostos e interesses únicos do viajante. Esqueça os pacotes genéricos; aqui, cada detalhe conta.

Descoberta de Destinos Secundários: Os segredos mais bem guardados. Com o turismo de massa a sobrecarregar os habituais destinos ou “hot spots”, 2025 verá um aumento significativo no interesse por destinos menos conhecidos e menos massificados. Estes locais devem oferecer uma autenticidade encantadora e uma hipótese de dar a conhecer destinos e pessoas de forma mais íntima e pessoal.

Segurança Digital: Prioridade máxima. À medida que dependemos mais e mais da tecnologia, a segurança digital torna-se cada vez mais um ponto crítico. Em 2025, as empresas irão investir em proteger os dados e a privacidade dos seus clientes, garantindo que a única preocupação durante as férias seja se deve pedir mais uma rodada de vinho da Bairrada

Gastronomia e Vinhos: Experiências sensoriais além dos sentidos. A procura por experiências culinárias excecionais vai continuar a crescer em 2025, com viajantes ávidos por descobrir os sabores únicos de cada destino. No próximo ano, a jornada pelo paladar vai ser tão importante quanto a viagem em si, com destinos que oferecem uma fusão de pratos locais e vinhos excecionais a atrair “foodies” de todo o mundo.

Influência das Redes Sociais: Do TikTok aos destinos turísticos. As plataformas e redes sociais continuam a ter um efeito de influência significativo nas decisões de viagem. Artigos virais e produtos exclusivos descobertos no TikTok e Instagram estão a moldar novos itinerários de viagem, transformando curiosidades virtuais em experiências de viagem reais. O vosso próximo destino é “instagramável”?

Set-Jetting: Viajar pelas telas do cinema. O “set-jetting” está em alta, com destinos de filmes e séries como “Emily in Paris”, “White Lotus” e a “Guerra dos Tronos” a atrair fãs para os locais de filmagem. O novo tour “Land of Dragons”, apresentado recentemente no 1ª Congresso Mundial de Turismo de Interior, é um exemplo perfeito, levando os entusiastas da série da HBO a explorar os locais icónicos das filmagens entre Monsanto, Cáceres, Malpartida e Trujillo, prometendo muita diversão.

O ano de 2025 promete ser mais um ano em que turismo vai continuar a crescer, sendo que a sustentabilidade será cada vez mais uma necessidade, tanto no plano da procura, mas, mais ainda, do lado da oferta. Também a crescente oferta tecnológica no setor do turismo requer formação e capacitação juntos dos agentes, com cada vez mais soluções a recorrer à inteligência artificial para automatizar muitas funções. A capacidade de adaptação será crucial para os profissionais do setor que querem não apenas sobreviver, mas prosperar neste ambiente em constante mudança.

À medida que abraçamos estas transformações, precisamos de estar preparados para enfrentar novos desafios e aproveitar as oportunidades que surgem, garantindo que a tecnologia e a sustentabilidade caminham lado a lado na criação de experiências turísticas que sejam memoráveis, únicas, responsáveis e, acima de tudo, respeitadoras dos territórios e das pessoas que nele habitam.  

O futuro do turismo será moldado por aqueles que conseguem antecipar as tendências, adaptar-se com agilidade e liderar com inovação. Feliz 2025!

Por Hugo Teixeira Francisco

Co-fundador e Chief Marketing Officer da Portugal Green Travel DMC & Consulting, DNA Travel & Events e Foge Comigo por Portugal. Formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e na Academia Digital do Turismo de Portugal.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img