No decorrer de 2023, os mercados de maior destaque para o Heritage Lisbon Hotel foram o americano, britânico e francês, respetivamente. No entanto, segundo Ana Rodrigues, diretora de Marketing dos Lisbon Heritage Hotels, o cliente americano, apesar de ter um alto poder de compra e ser acessível, revela-se “sensível às instabilidades”, como as notícias de guerra na Europa. “Com algumas notícias negativas, o cliente americano pode deixar de viajar, e quando existe uma dependência desse mercado e ele se fecha, isso não é positivo”, indica.
“O mercado americano foi o principal a nível nacional, por isso era impossível fecharmo-nos a esse mercado. Tentamos atrair outros mercados, para não dependermos apenas deste, mas às vezes é impossível remar contra a maré e foi, sem dúvida, o nosso principal mercado este ano”, acrescenta.
O Hotel Heritage Avenida Liberdade, em Lisboa, reabriu em março deste ano, após uma breve pausa para uma intervenção total em todos os espaços, liderada pelo arquiteto Miguel Câncio Martins. A diretora de Marketing destacou as renovações nas zonas públicas, incluindo o lobby, a área do bar e pequenos-almoços, corredores e quartos, que receberam melhorias na pintura, novos tecidos e restauro de mobiliário.
Ana Rodrigues explica que, aquando da abertura do Heritage Lisbon Hotel, em 2007, “foram mantidos ao máximo todos os elementos originais do edifício e esta premissa manteve-se durante a atual remodelação”. Com esta remodelação, o grupo teve o objetivo de atualizar a imagem do hotel, mantendo, simultaneamente, toda a história e tradição que este edifício datado do século XVIII transporta.
Um exemplo é a área da recepção, que, em tempos, funcionava como uma ervanária. Um móvel original, uma estrutura de madeira e vidro que antes servia como montra para plantas, agora desempenha o papel de ponto inicial de contacto com os clientes.
Por outro lado, as áreas comuns do hotel apresentam agora um ambiente mais vibrante e contemporâneo, com motivos tropicais e tons metalizados.
Com esta atualização, que envolveu um investimento de cerca de 1 milhão de euros, o hotel não visa atrair um tipo diferente de cliente, esclarece Ana Rodrigues. “O nosso cliente manteve-se, não tínhamos como objetivo alterá-lo, queríamos manter o nosso cliente, mas oferecer um produto mais atualizado, que mantivesse a essência do hotel”, explica.
Ana Rodrigues destaca que o hotel recebe principalmente casais “em turismo e lazer, que vêm conhecer a cidade e a cultura do país”, explicando que o Lisboa Plaza, outra unidade do grupo na capital, é “mais convidativo a famílias.” A responsável também observa que o hotel não atrai muitos clientes do segmento corporativo, apenas alguns clientes a título individual.
Em termos de ocupação, “tem estado igual ao ano passado, não crescemos muito, nós já tínhamos uma ocupação alta”, esclarece a responsável, indicando que a unidade cresceu mais “em termos de preço médio, assim como o resto da cidade.” Ana Rodrigues atribui essa subida ao aumento da procura após a pandemia, que pressionou a oferta, e à elevação generalizada de custos. “As viagens aumentaram muito depois da pandemia, houve uma recuperação muito rápida, o que fez aumentar os preços dos hotéis, voos, etc”, conclui.
A unidade fica localizada na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e conta com 42 quartos – incluindo uma junior suite – biblioteca, ginásio com uma “petite pool” interior e garagem.
Parcerias Culturais
Além disso, o Heritage Avenida Liberdade tem vindo a desenvolver um conjunto de parcerias
culturais que visam enriquecer a experiência dos seus hóspedes na cidade. Os hóspedes do hotel têm acesso gratuito a três instituições culturais da cidade: o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a FRESS (Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva).
Relativamente aos acordos com a Fundação Calouste Gulbenkian e com o Museu Medeiros e Almeida, os hóspedes do hotel beneficiam de um desconto especial nas atividades e exposições da Fundação Calouste Gulbenkian.
Além disso, para estadias em quarto duplo com pequeno-almoço (preço a partir de 185€) para a noite
de domingo, ou que englobem a noite de domingo, o Heritage Avenida Liberdade Hotel dá a possibilidade aos seus hóspedes de desfrutarem gratuitamente do espetáculo LAURA – O Musical, em cena no Teatro Politeama.