Quarta-feira, Agosto 10, 2022
Quarta-feira, Agosto 10, 2022

SIGA-NOS:

Modo Distinto atrai novos clientes: “Há uma maior consciência da importância de pensar o negócio hoteleiro”

A pandemia teve um grande impacto no setor hoteleiro, com hotéis fechados ou praticamente parados. Mas não foram só as unidades hoteleiras que sofreram o impacto de sucessivas medidas de restrição. As empresas com serviços direcionados ao setor hoteleiro também sofreram com o fecho das unidades. É o caso da Modo Distinto, empresa de consultoria e assessoria que presta serviços de outsourcing de funções de gestão.

“Estes dois anos foram um golpe para todas as economias, principalmente para aquelas em que o turismo representa uma parte muito importante do PIB e, dado que somos um consultor especializado em gestão hoteleira, isso foi muito impactante a todos os níveis”, afirmam José Pardal e Pedro Pinto, Chief Financial Office e Operations Manager, respetivamente. Em entrevista ao TNews, os responsáveis recordam que, em resultado da pandemia, todas as unidades do portfólio da Modo Distinto foram fechadas ou praticamente não estiveram ativas. No entanto, nem tudo correu mal, “a relação de proximidade com todos eles, a partilha de custos e conhecimentos durante os primeiros meses de bloqueio fez-nos juntar esforços para enfrentar uma tempestade tão violenta. Foi um tempo de grande aprendizagem e de repensar os processos internos que nos tornaram mais fortes”.

Contrariamente ao que se poderia pensar, a Modo Distinto não viu uma inversão no crescimento do portfólio de clientes. Seguindo a tendência do crescimento do outsourcing, a carteira de clientes da empresa tem vindo a aumentar nos últimos dois anos com especial ênfase para o ano de 2021. “Conseguimos não só atrair novos clientes mas também ter clientes de modo distinto que expandiram a sua oferta hoteleira, aumentando assim o número de unidades de alojamento com as quais trabalhamos neste momento.

Nestes dois últimos anos, a empresa focou-se, numa primeira fase, em “assegurar os postos de trabalho”. Conseguiu não só “manter toda a equipa, como crescer no número de colaboradores ao longo e garantir relações comerciais com os nossos clientes, compreendendo o momento e as várias fases que têm sido vividas nos últimos anos”.

Questionados sobre o que destaca a Modo Distinto, os responsáveis afirmam ser, por um lado, “a agilidade dos processos (para nós um dos adventos da pandemia) que nos permitem ser mais eficientes e continuar a oferecer melhor e mais rapidamente, apostando na inovação tecnológica, por outro, na criação de novos serviços dirigidos a unidades independentes ou a pequenos grupos dos quais destacamos a criação e gestão de alguns departamentos de reservas internamente”.

Quanto às tendências que observam na gestão das unidades hoteleiras decorrentes da pandemia, José Pardal e Pedro Pinto consideram que o setor hoteleiro “está a tornar-se cada vez mais profissional”, em parte, por força “das adversidades causadas pela pandemia”. “Há uma maior consciência da importância de pensar num negócio hoteleiro como um negócio complexo que deve considerar uma série de variáveis no momento da tomada de decisão. Vemos também um aumento na valorização do trabalhador hoteleiro e uma perceção por parte das administrações da importância e do valor acrescentado que o pessoal competente aporta para a viabilidade do seu negócio”.

Como consultores de gestão de várias unidades hoteleiras, a Modo Distinto confirma o bom momento que o setor está a registar. “Desde abril temos vindo a sentir uma clara recuperação do setor a nível nacional, com os números do volume de negócios a aproximarem-se ou a ultrapassarem os resultados alcançados em 2019. O principal desafio transversal a 90% dos clientes do Modo Distinto é a contratação de pessoal”. Em linha com a recuperação hoteleira, a Modo Distinto estima que 2022 seja também um ano de recuperação para a empresa: “Vamos atingir o nível de faturação de anos pré-pandemia”.

As principais novidades da empresa este ano “prendem-se com com a contratação de colaboradores com experiência em várias cadeias hoteleiras nacionais e aposta na equipa da Modo Distinto, internacionais. Apostar em novos serviços relacionados com a consultoria a nível operacional, fruto do know-how que detemos neste momento in house. A inovação e a aposta em novas ferramentas tecnológicas é uma novidade que neste setor deve passar a ser uma constante”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img