A MSC Cruzeiros anunciou o cancelamento do programa de inverno completo do MSC Orchestra, previsto para decorrer no Mar Vermelho de 8 de novembro de 2023 a 17 de abril de 2024, devido ao conflito em curso em Israel e nas regiões vizinhas. O programa de inverno do MSC Sinfonia, programado para decorrer de 12 de novembro de 2023 a 15 de abril de 2024, foi igualmente cancelado, já que o principal destaque do navio era Haifa, em Israel.
Estes cancelamentos devem-se à proximidade de alguns portos de escala do navio a Israel e “ao número de restrições nos países limítrofes que teriam afetado negativamente a experiência de férias dos passageiros”, como explicou a companhia de cruzeiros num comunicado oficial.
Além disso, a MSC Cruzeiros está a efetuar modificações em alguns dos seus outros itinerários, tendo em conta a atual situação geopolítica. A empresa também destacou que as autoridades locais impuseram algumas restrições de viagem em determinados destinos, e vários governos nacionais emitiram avisos contra viagens para áreas específicas.
Além do cancelamento dos programas de inverno do MSC Orchestra e MSC Sinfonia, foram também introduzidas pequenas alterações nos itinerários das viagens mais longas do MSC Virtuosa, MSC Opera e MSC Splendida, bem como em duas viagens de 11 noites do MSC Armonia.
A MSC Cruzeiros assegurou que os passageiros afetados por estas alterações têm a possibilidade de optar por mudar para um cruzeiro de duração similar com um navio e itinerário alternativos ou solicitar um reembolso total.
A MSC Cruzeiros acrescentou que a segurança dos seus passageiros e tripulação é sempre a sua maior prioridade e, durante uma situação em evolução, continuará a monitorizar a situação e a modificar os itinerários dos navios, se necessário.