O poder da narrativa visual para destacar o turismo como uma força para o bem foi celebrado com a edição de 2023 do Concurso de Vídeos de Turismo da OMT. Estados-Membros de diversas partes do mundo responderam ao apelo para submeterem os seus vídeos à apreciação de um júri composto por profissionais de meios de comunicação social. A avaliação centrou-se na habilidade dos vídeos em comunicar o impacto benéfico do turismo, e o concurso foi dividido em duas categorias distintas.
Na categoria “Tourism and the Decade of Action”, os vídeos foram apreciados com base na sua capacidade de demonstrar como o setor do turismo está a apoiar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, fazendo referência a um ou mais dos 17 Objetivos Globais.
Na categoria “Exceptional Stories of Sustainable Tourism”, os Estados-Membros foram desafiados a apresentar exemplos notáveis que destacassem o lado humano do turismo e evidenciassem o impacto social positivo que este setor pode ter nas comunidades e nos indivíduos.
Os vencedores foram anunciados durante a Assembleia Geral da OMT, que decorreu esta semana em Samarcanda, no Uzbequistão.
Os vencedores de 2023 são:
Tourism and the Decade of Action
África: Gâmbia – “Welcome to the Gambia”
Américas: Panamá – “Panamá vive por más”
Ásia e Pacífico: Filipinas – “Tourism Heroes of Palawan”
Europa: Geórgia – “Stumari”
Médio Oriente: Omã – “Experience Oman”
Exceptional Stories of Sustainable Tourism
África: Quénia – “Magical Kenya”
Américas: Panamá – “Panamá vive por más”
Ásia e Pacífico: Filipinas – “Tourism Hero of Zamboanga City”
Europa: Suíça – “My Swisstainable Journey, Ivano Künzli”
Médio Oriente: Egito – “Visit Esna”
Vídeo português de Monção eleito o melhor filme de turismo do mundo pelo voto popular
Além disso, de 2 a 20 de outubro, o público mundial foi convidado a votar no seu filme de turismo favorito no concurso “People’s Choice” do Comité Internacional dos Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT), membro afiliado da Organização Mundial do Turismo (OMT). Depois de reunir um número de 51.799 votos de 61 países, a produção portuguesa “Monção Deixa Marca”, da Câmara Municipal de Monção, foi eleita o Melhor Filme de Turismo do Mundo pelo voto popular. Este feito surge depois de competir com 55 outros vídeos de turismo, provenientes de 24 países.
Realizado por Leonel Vieira, o vídeo pretende promover Monção como um destino icónico e inspirador, convidando os visitantes a descobrir mitos e lendas que moldam os seus costumes e tradições.
“Esta conquista reflecte a qualidade excecional do filme ‘Monção Deixa Marca’, cujas imagens fantásticas captaram o mundo. É uma demonstração genuína e inequívoca de que um território de dimensões modestas, mas com uma identidade muito forte, pode tornar-se num destino turístico de renome mundial”, afirma António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção.
