A MSC Foundation e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) anunciaram esta quarta-feira, dia 23, uma nova parceria para conservar e restaurar os recifes de corais ameaçados. O anúncio foi feito durante a Monaco Ocean Week, um evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos em todo o mundo.
O apoio da MSC Foundation permitirá a conclusão da avaliação global abrangente das espécies de corais do mundo na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. O Projeto Global Coral Biodiversity Assessment visa fornecer planos concretos e acionáveis de restauração dos recifes de coral, bem como para as espécies ameaçadas que os povoam.
O projeto incluirá a identificação das espécies de coral e áreas de recife mais ameaçadas, a priorização das ações de conservação e restauração com base nas ameaças que enfrentam; e a comunicação da contribuição que a conservação destes ecossistemas tem com o intuito de alcançar os objetivos no Quadro Global de Biodiversidade das Nações Unidas.