Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

MSC World Europa realiza com êxito ligação à terra em porto do Mediterrâneo

O navio MSC World Europa, da MSC Cruzeiros, realizou com êxito a primeira prova piloto de uma ligação à terra num porto do Mediterrâneo, mais especificamente em La Valeta, Malta. A iniciativa visa obter energia a partir de fontes locais, permitindo que o cruzeiro desligue os seus motores durante a sua estadia no porto. A notícia foi divulgada pela própria companhia de navegação e confirmada pela CLIA.

Michele Francioni, vice-presidente sénior de otimização de custos e melhoria de processos da MSC Cruzeiros, destacou a importância deste avanço, afirmando que “o uso de energia em terra é um grande passo, pois permite-nos eliminar as emissões diretas de um cruzeiro enquanto está atracado. Necessitamos que mais portos da Europa e de outros continentes introduzam a energia elétrica no porto o mais rápido possível para reduzir ainda mais as emissões atmosféricas locais”.

A histórica ligação em La Valeta, ocorrida neste mês de dezembro, junta-se a outras conexões bem-sucedidas no Norte da Europa, como em Warnemünde (Alemanha), nos portos noruegueses de Bergen, Aalesund e Haugesund, e em Southampton (Reino Unido). No início do ano, a MSC Cruzeiros inaugurou uma instalação de energia em terra em Kiel, Alemanha.

A utilização de energia em terra possibilita que o navio se conecte à rede elétrica local, eliminando a necessidade de manter o motor em funcionamento, resultando na redução das emissões diretas durante a permanência no porto.

É importante destacar que a companhia de navegação realizou os primeiros testes no início deste ano em La Valeta, e a experiência adquirida contribuiu para aperfeiçoar o processo de implementação de energia em terra. A partir de agora, o MSC World Europa irá conectar-se às instalações de energia em terra durante as suas escalas em La Valeta, realizando escalas semanais ao longo do próximo ano e durante todo o ano de 2025.

O MSC World Europa é o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL). Adicionalmente, é um dos primeiros navios de cruzeiro a incorporar a tecnologia de células de combustível de óxido sólido, com resultados promissores, conforme revelado pela MSC.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img