As mulheres assumem um papel predominante no planeamento de férias na plataforma Airbnb, superando os homens em cerca de 150% na utilização da funcionalidade de Listas de Favoritos em todo o mundo, de acordo com dados divulgados pela plataforma nesta quinta-feira.
Uma tendência destacada nos dados é a preferência das mulheres portuguesas por estadias prolongadas. “As fronteiras entre viver, trabalhar e viajar continuam a esbater-se e as mulheres portuguesas estão a aderir a esta tendência, prolongando as suas estadias”, salienta a Airbnb, indicando que mais de 40% das reservas efetuadas por mulheres na Airbnb em Portugal foram para estadias superiores a sete noites.
No que diz respeito às faixas etárias, as hóspedes na casa dos 30 e 40 anos lideram as reservas de alojamento por mulheres em Portugal, representando quase 40% do total. Em segundo lugar, estão as hóspedes na faixa dos 25-29 anos, seguidas pelas mulheres na casa dos 40-49 anos.
Quanto aos destinos preferidos pelas mulheres portuguesas na Airbnb, os dados revelam uma tendência em direção a destinos domésticos que oferecem tranquilidade e natureza, em contraste com destinos urbanos mais populares. Algumas das regiões em destaque incluem Ferreira do Zêzere, Guarda, Santa Cruz, Marvão, Santiago do Cacém, Amarante, Vila Real, Celorico de Basto, Figueira da Foz e Paredes de Coura.
Adicionalmente, as mulheres portuguesas também revelam interesse em destinos internacionais, com Marselha (França), Buenos Aires (Argentina), Pachalik de Marrakech (Marrocos), Copenhaga (Dinamarca) e outras cidades a figurarem entre os destinos mais desejados.
No que diz respeito às categorias de alojamento mais procuradas, destacam-se opções como alojamentos perto da praia, com piscina, próximos de parques nacionais, em cidades icónicas, com vistas incríveis, quartos privados, casas partilhadas, locais ideais para surf, destinos de golfe e zonas rurais.