A realização do Mundial de Futebol no Catar vai ter impacto não só no aumento de voos para os aeroportos do país, mas também nos países vizinhos, revela um estudo da Mabrian Technologies, fornecedor de informações de viagem.
De acordo com os horários de voos de ida a partir de 8 de novembro, o número de assentos de voos de ida para o Catar aumentará em 25% durante a celebração do Mundial de Futebol. Isso significa 400.000 assentos extra de entrada durante este período, em comparação com o ano passado.
No entanto, o impacto na conectividade aérea será relativamente maior para outros países do Médio Oriente. O Kuwait verá sua capacidade de voo aumentada em 53%, enquanto os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita aumentarão 46% e 43%, respetivamente, neste período.
Como resultado, estão previstos 14,6 milhões de lugares de avião para esta região durante o período do evento.
Outro efeito do campeonato mundial que se destaca nesta análise é o efeito na comunicação aérea interna na região do Médio Oriente. A mobilidade entre o Catar e os seus países vizinhos aumentará substancialmente neste período. 47% dos novos lugares para o Catar no período são da Arábia Saudita (30%), Emirados Árabes Unidos (11%) e Kuwait (6%). No total, serão 188.000 assentos extras para conectividade aérea regional no Médio Oriente.