O novo operador de cruzeiros de luxo, Alma Cruceros, começará a sua atividade em abril de 2025, partindo da sua base em Málaga, Espanha. A partir de 18 de abril do próximo ano, o navio boutique Ocean Victory começará a navegar.
O navio começará com um cruzeiro inaugural entre Las Palmas de Gran Canaria e a capital de Málaga, a partir de onde fará travessias de uma a duas semanas, principalmente no Mediterrâneo Ocidental, Norte de África e Ilhas Canárias.
O navio, que atualmente realiza expedições na Antárctida e no sul da Argentina, virá a Espanha por um período inicial de dez anos durante as temporadas de verão (de abril a outubro), embora o objetivo seja incorporar novos navios no futuro, explicou à Efe o empresário malaguenho Elisardo Sánchez, sócio fundador e presidente da Alma Cruceros.
O Ocean Victory, construído em 2021, tem 93 cabines duplas, todas exteriores e a maioria com varanda, para um total de 186 passageiros, e contará com mais de uma centena de tripulantes para oferecer um serviço “diferenciado e personalizado” a bordo. Sánchez salienta que o navio está equipado com “a mais alta tecnologia de segurança e comunicações”, bem como com motores eléctricos híbridos e outras características técnicas que o tornam “altamente sustentável” do ponto de vista ambiental.
Fusão de navio de cruzeiro tradicional e iate privado
O navio, de 104 metros de comprimento e cor azul, tem quatro restaurantes, vários lounges para espetáculos e entretenimento, piscina, spa, ginásio, loja, jacuzzis e solário. Segundo o seu fundador, o objetivo é oferecer “uma combinação de cruzeiro tradicional e grande iate privado”, razão pela qual, além dos destinos urbanos, permite aos seus passageiros desfrutar de pequenas enseadas, ancorando em diferentes pontos da costa durante a viagem.
“Estamos aqui para transformar o setor dos cruzeiros em Espanha, porque estamos a criar um produto único, exclusivo e sofisticado”, afirma Sánchez, que pretende que a companhia esteja “intimamente ligada a Málaga e à Andaluzia em geral” e que, por isso, ligará todos os portos andaluzes, como Sevilha, Cádis, Huelva, Motril e Almeria, além de Málaga.
Como fator de diferenciação, Sánchez salienta que se trata de um produto “feito por espanhóis e concebido para espanhóis e falantes de espanhol”. A ideia é que a gastronomia, os serviços, a música, a vida noturna ou os diferentes espetáculos de entretenimento a bordo sejam concebidos “ao gosto dos espanhóis” e que a língua de referência, também para a tripulação, seja o espanhol, ao contrário dos cruzeiros das companhias anglo-saxónicas, onde o inglês é a língua habitual devido à diversidade de origens dos passageiros.
“Vamos dirigir-nos ao mercado espanhol e, em particular, ao mercado americano. Queremos que o navio seja um ponto de encontro para espanhóis, argentinos, chilenos, colombianos, peruanos e mexicanos, mas também, e muito importante, para a comunidade de língua espanhola nos Estados Unidos”, explica o empresário.
A venda de bilhetes Alma Cruceros começará oficialmente no próximo mês de junho, segundo Elisardo Sánchez, que espera que a proposta atraia o interesse dos viajantes que procuram uma experiência única a bordo de um navio. “Estamos muito confiantes e esperançosos de que conseguiremos encher rapidamente os primeiros cruzeiros e que poderemos até ter uma lista de espera”, sublinha o empresário.