Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

SIGA-NOS:

Nova Geração | Terminei o curso. E agora?

Completar uma licenciatura na área do turismo e hotelaria marca o fim de uma longa caminhada de muito estudo e dedicação, mas também inaugura um capítulo repleto de novas oportunidades. É natural nos sentirmos um pouco perdidos quanto ao caminho a seguir.

João Cortes

Assim, é normal questionar: ‘E agora?’ Se estás com essa dúvida e pensamento, sabe que não estás sozinho, e que muitos jovens não estão certos quanto aos próximos passos a tomar. Temos a dúvida se devemos ingressar no mercado de trabalho logo após terminarmos a nossa licenciatura ou se devemos apostar num mestrado ou numa pós-graduação.

Para escolhermos o que é melhor para nós e estarmos mais preparados para enfrentar quaisquer desafios, é essencial termos um bom currículo que nos diferencie dos demais. Devemos estar atentos às oportunidades que surgem no nosso percurso académico e profissional e agarrá-las, além de sempre aproveitarmos cada momento para aprendizagem e crescimento pessoal. O mundo está cheio de oportunidades à nossa espera, e quando se é jovem, é o momento ideal para explorá-las e aproveitá-las.

No meu percurso académico, tive a oportunidade de ser voluntário na conferência The World Youth and Student Travel Conference (WYSTC) e na Refood em Lisboa (núcleo Nossa Senhora de Fátima), realizar estágios profissionais extracurriculares de curta duração em hotéis nacionais de 5 estrelas no departamento de front office (Hotel Real Palácio e Cascade Wellness Resort), bem como na agência de viagens Tryp.com como Tourism and Content Management. Além disso, realizei um estágio internacional nos departamentos de front office e guest relations no Le Meridien Ra Beach Hotel & Spa, um hotel de 5 estrelas localizado em El Vendrell (Barcelona), e fui nomeado embaixador da hotelaria pela Universidade Europeia.

Acredito que realizar um estágio internacional numa empresa turística ou cadeia hoteleira conceituada proporciona uma experiência pessoal e profissional significativa, que ajudará a enfrentar qualquer dificuldade e desafio, além de nos permitir experienciar o que de melhor se faz lá fora, tirar ideias e até melhorá-las. Estamos expostos a diferentes culturas, perspectivas e formas de trabalhar, o que pode ampliar a nossa visão do mundo, desenvolver capacidades de comunicação com outras pessoas, ampliar a nossa rede de contactos e permitir-nos conhecer diferentes profissionais do setor, de diferentes países, abrindo portas a novas oportunidades de emprego. Contudo, tem também aspectos negativos, como a possível solidão e estar num país e destino desconhecidos, mas é com os desafios propostos todos os dias que conseguimos aprender e crescer.

Um candidato que tenha no seu currículo um estágio internacional, seja ele curricular ou extracurricular, mostra aos recrutadores outras valências, como ser uma pessoa que se adapta a todas as adversidades, com força de vontade e capaz de trabalhar em ambientes diversificados.

Quanto ao projeto ‘Embaixadores da Hotelaria’, uma iniciativa de voluntariado destinada aos estudantes de hotelaria e turismo com grande foco no crescimento de carreira dos embaixadores, através da mentoria, oportunidades de networking e apoio à organização de eventos, tive o privilégio e a honra de ser convidado para ser o embaixador da hotelaria pela Universidade Europeia pela secção júnior da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal no passado mês de dezembro de 2023. Como embaixador da hotelaria, terei como missão estabelecer a ligação e comunicação entre os jovens, as associações e as empresas da área, bem como introduzir o associativismo nas comunidades estudantis.

João Pedro Coelho Cortes nasceu em 2002 em Lisboa. É licenciado na dupla licenciatura em turismo e gestão hoteleira pela Universidade Europeia. É também embaixador da hotelaria da Universidade Europeia pela ADHPJ.

Nova Geração é uma nova rubrica do TNews, na qual damos voz à opinião dos jovens estudantes de Turismo.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img