Sábado, Abril 13, 2024
Sábado, Abril 13, 2024

SIGA-NOS:

Número de dormidas nas Pousadas de Juventude bate novo recorde em 2023

Em 2023, as Pousadas de Juventude em Portugal registaram um recorde, totalizando 620.304 dormidas em toda a sua rede. Esse número representa um aumento de 15,2%, o equivalente a 81.817 dormidas a mais em comparação com 2022, considerado o melhor ano em termos de ocupação.

Esse desempenho supera a média nacional, conforme indicam os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam um crescimento de 10,7% no setor de alojamento turístico em número de dormidas entre 2022 e 2023. Para as Pousadas da Juventude, este resultado espelha que a “procura continua a existir por parte de turistas nacionais e estrangeiros abrangendo todas as idades, mas com o foco principal nos jovens: 70% dos hóspedes têm até 40 anos”.

Os utilizadores das Pousadas de Juventude continuam a ser predominantemente portugueses (62%), seguidos por espanhóis (8%), brasileiros (7%) e alemães (6%).

As Pousadas de Juventude têm procurado diversificar o seu público, atendendo desde grupos escolares e desportivos até nómadas digitais, peregrinos, “mochileiros”, famílias, estudantes participantes do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, e também refugiados e migrantes. Em situações de emergência social, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (atualmente Agência para a Integração, Migrações e Asilo – AIMA), as Pousadas de Juventude acolheram centenas de jovens em condições sociais vulneráveis.

Para 2024, há a expectativa de um contínuo crescimento e o cumprimento da missão da Movijovem em relação aos jovens. Além das intervenções em pousadas que necessitam de melhorias, como o caso de Lisboa – Parque das Nações e Coimbra (em fase de conclusão), estão previstas a reabertura da Pousada de Juventude da Guarda, em maio de 2023, e da Pousada de Juventude de Portalegre, no início do 2º trimestre de 2024.

Destaca-se também o lançamento do novo projeto “ANDA Conhecer Portugal”, que proporciona aos jovens que concluíram o 12º ano uma semana de férias com alojamento nas Pousadas de Juventude e viagens de comboio pela CP – Comboios de Portugal, de forma gratuita. A Movijovem encara essa iniciativa como uma oportunidade para atrair e aproximar uma nova geração da rede de 43 Pousadas de Juventude em Portugal, fortalecendo os laços entre as Pousadas e a juventude, com o objetivo de aumentar ainda mais o número de dormidas em 2024.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img