O número de portugueses que visitaram o Dubai no ano passado registou um aumento de 4,9% em comparação a 2022, revelou Najla Mohammad, Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai, nesta terça-feira. Segundo a responsável, a estadia média dos visitantes portugueses é de 4,3 noites.
“Já não olhamos para os níveis pré-pandémicos, recuperámos a 100%. De 2022 a 2023, observámos um aumento de 4,9% no número de portugueses, e esse valor continua a crescer gradualmente”, afirmou Najla Mohammad.
No ano passado, o Dubai recebeu um total de 17,15 milhões de turistas, representando um crescimento de 19,4% em relação a 2022. Regionalmente, o GCC (Gulf Cooperation Council) e o MENA (Médio Oriente e Norte de África) contribuíram com 28% do número de turistas internacionais. A Europa Ocidental e o sul da Ásia representaram 19% e 18% das chegadas, respetivamente, enquanto a CEI (Comunidade de Estados Independentes) e a Europa Oriental contribuíram com 13%.
“O Dubai é um hub internacional global para viajantes de todo o mundo. Atualmente, oferecemos a conveniência de voos diretos de Lisboa para o Dubai, com dois voos operados pela Emirates. Em breve, teremos a rota do Porto, embora ainda não haja informações específicas, prevê-se que seja lançada até o final deste ano”, afirmou.
“Muitos viajantes portugueses optam por fazer uma escala no Dubai antes de seguir para a Tailândia ou outro destino de longo curso, então não é apenas um destino final, há muitas atividades disponíveis”, acrescentou, mencionando que a estadia média dos turistas portugueses é de 4,3 noites.
Quando questionada sobre as motivações de visita, Najla Mohammad destacou a segurança. “Não existe outro lugar no mundo onde as pessoas possam, independentemente do perfil demográfico, fazer passeios às 4 da manhã sem serem incomodadas”, afirmou. A responsável também destacou “o clima agradável durante todo o ano” e a variedade de atividades disponíveis numa única cidade.
“Os visitantes podem ir para as montanhas, para o deserto, podem desfrutar da praia, ir às compras, podem ter atividades com crianças, ir aos museus, a lista é interminável”, ressaltou, especificando que os turistas portugueses tendem a visitar o Dubai pela sua cultura e praias.
Novidades para 2024
Entre as novidades para este ano está a abertura do Real Madrid World, o primeiro parque temático do mundo dedicado ao futebol, previsto para abrir durante este ano, oferecendo 18 atrações, incluindo uma montanha russa.
Além disso, destacou-se a abertura do hotel One&Only One Za’abeel. “É o único resort vertical no Dubai. Sentimos mesmo que estamos num resort, apesar de estar localizado na cidade”, explicou. Ligado a este hotel, abriu também o hotel Siro. “É um novo conceito na região, focado no bem-estar, com um amplo centro de bem-estar e ginásio. Os quartos foram projetados para pessoas atléticas, com colchões que ajustam a temperatura e equipamentos de ginástica no armário.”
Najla Mohammad informou que o Dubai atualmente possui mais de 800 hotéis, totalizando mais de 150 mil quartos disponíveis.
A responsável também destacou a recente abertura do Art Museum no Dubai Mall. “É um extremamente deslumbrante, que interliga a tecnologia e a natureza. O que há de comum entre elas é o facto de serem ambas eternas.”
Estas informações foram reveladas durante o roadshow do Turismo do Dubai, que decorreu esta terça-feira no Tivoli Avenida da Liberdade, em Lisboa, e termina amanhã no Porto. O evento conta com 12 fornecedores, incluindo Emirates, Rida International Tourism & Travel, See Dubai Tours, Towers Rotana Hotel, Smart Systems Holidays, Arabian Connection Tourism, Paramount Hotel Dubai, Rotana Hotels & Resots, Nikki Beach Resort and Spa, Dubai Holding Entertainment, Sharaf Tours e Delta Hotels by Marriott Jumeirah Beach Dubai.
Além disso, o evento contou com a participação de 75 agentes de viagens e operadores turísticos. Após a apresentação do destino, seguiu-se um workshop e um sorteio de prémios.