Com o ano a chegar ao fim, é hora de fazer o balanço de 2024. No TNews, quisemos saber a opinião dos profissionais do setor de turismo sobre o que destacam este ano. Quais foram os momentos mais positivos e os maiores desafios enfrentados? Descubra o que os nossos entrevistados elegeram como o melhor e o pior de 2024.
Catarina Pinto Coelho, Diretora de Operações do Mama Shelter
O melhor de 2024
- Em 2024, observou-se uma recuperação robusta do turismo em Portugal, especialmente no segmento internacional. Após os desafios lançados pela pandemia e pela instabilidade global, o setor demonstrou grande resiliência. O aumento de visitantes de mercados-chave, como o europeu e o norte-americano, foi muito positivo.
- A transformação digital também foi um grande destaque este ano, com a adoção de novas soluções de inteligência artificial (ex: forecast ocupação), plataformas de reservas mais eficientes (ex: ZenChef) e máquinas de pagamento contactless, que no seu conjunto melhoraram a experiência dos clientes do restaurante e rooftop e otimizaram a operação do hotel.
- A realização de eventos como conferências internacionais, concertos, festivais e o contínuo sucesso de feiras como a Web Summit atraíram visitantes de negócios e lazer.
- O reconhecimento de Lisboa a uma escala internacional como o melhor destino urbano da Europa refletiu-se na economia e reforçou a atração dos turistas.
O pior do ano de 2024
- Embora 2024 tenha sido um ano de recuperação, a inflação e o aumento dos custos operacionais (ex: food cost, energia, logística) geraram uma pressão sobre a rentabilidade.
- O aumento da taxa turística pode afetar a competitividade de Lisboa face a outros destinos, além de ter um impacto negativo no turismo de longa duração.