Com o ano a chegar ao fim, é hora de fazer o balanço de 2024. No TNews, quisemos saber a opinião dos profissionais do setor de turismo sobre o que destacam este ano. Quais foram os momentos mais positivos e os maiores desafios enfrentados? Descubra o que os profissionais elegeram como o melhor e o pior de 2024.
Isabel Tavares, Diretora Geral de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels
O Melhor de 2024
Em 2024, o setor do turismo em Portugal registou um crescimento significativo e a The Editory Collection Hotels acompanhou esse crescimento, anunciando a entrada em novos destinos, como o Funchal, e a abertura de duas novas unidades de 5 estrelas, em Lagos e no Funchal em 2025.
O Pior do ano de 2024
Contudo, desafios persistem, nomeadamente na gestão de recursos humanos e na necessidade de adaptação tecnológica. A dificuldade em encontrar profissionais qualificados continuou a ser um problema crítico, especialmente em unidades com funcionamento sazonal, o que se refletiu na qualidade do serviço e na capacidade de resposta a uma maior procura.
O contexto internacional marcado por conflitos e incertezas económicas afetaram alguns mercados emissores de turistas, como o Reino Unido e a Alemanha, embora Portugal seja considerado um destino seguro.
Adicionalmente, a pressão da inflação consequência desse contexto internacional, impactou diretamente os custos operacionais das empresas e o poder de compra dos turistas, levando a um aumento nos preços dos serviços turísticos e tornando o destino menos competitivo, em comparação com outros mercados.