Com o ano a chegar ao fim, é hora de fazer o balanço de 2024. No TNews, quisemos saber a opinião dos profissionais do setor de turismo sobre o que destacam este ano. Quais foram os momentos mais positivos e os maiores desafios enfrentados? Descubra o que os nossos entrevistados elegeram como o melhor e o pior de 2024.
Vasco Pinheiro, CEO da Go4Travel
O melhor de 2024 com impacto no setor do turismo
Destaco o reforço das ligações aéreas com mercados prioritários, como América do Norte, Brasil e Ásia, que impulsionou o turismo recetivo e permitiu atrair turistas com maior poder de compra. Por outro lado, a oficialização do novo aeroporto representou um marco positivo para o desenvolvimento sustentável do turismo nacional. Vale também a pena referir a estabilidade e segurança do país, importantes para incentivar visitantes de mercados tradicionalmente mais voláteis.
O pior de 2024 com efeitos no setor turístico
O aumento das taxas turísticas, como em Lisboa e no Porto, pode comprometer a perceção de valor e a competitividade do nosso mercado. Por outro lado, o funcionamento do aeroporto de Lisboa também continua a ser um ponto crítico. Destaco, por fim, a escassez de recursos humanos qualificados que condiciona a resposta do setor a uma procura crescente.