Com o ano a chegar ao fim, é hora de fazer o balanço de 2024. No TNews, quisemos saber a opinião dos profissionais do setor de turismo sobre o que destacam este ano. Quais foram os momentos mais positivos e os maiores desafios enfrentados? Descubra o que os nossos entrevistados elegeram como o melhor e o pior de 2024.
Solange Moreira, CEO da Ukino
O melhor de 2024
- Maior preocupação com o turismo sustentável: aumento das iniciativas e da procura de experiências e/ou alojamentos responsáveis que respeitem o ambiente e minimizem o impacto negativo.
- Digitalização avançada: cada vez mais, há uma adoção massiva da tecnologia em todos os aspetos das viagens, desde o planeamento até à experiência no destino, embora esteja a passar de uma vantagem competitiva para as empresas para uma necessidade de serem líderes num ambiente em constante evolução.
- Experiências locais: transformando a forma como os turistas percecionam e desfrutam do destino, uma vez que existe um interesse crescente em experiências autênticas e personalizadas, conseguindo uma maior ligação entre o turista e a cultura local.
O pior de 2024
- Impacto das alterações climáticas: continuamos a sofrer com eventos extremos que têm afetado os destinos turísticos, danificando infraestruturas e gerando grandes perdas para a população.
- Escassez de pessoal qualificado: a falta de trabalhadores qualificados no sector tem tido um impacto negativo no serviço ao cliente e na experiência geral do viajante.
- Aumento dos custos operacionais: a inflação global e o aumento dos custos das matérias-primas, dos fornecimentos e da energia reduziram as margens de lucro.