Segunda-feira, Junho 17, 2024
Segunda-feira, Junho 17, 2024

SIGA-NOS:

O ressurgimento do agente de viagens como garantia de segurança

Mudanças de protocolos e voos adiados são apenas algumas das realidades enfrentadas pelos viajantes durante a pandemia. Mesmo em tempos “normais”, todas as férias trazem riscos. É aqui que entra o agente de viagens, conta o jornal online Penta.

“Quer se trate de um cancelamento de voo, problemas num hotel ou doença inesperada, um profissional de viagens pode rapidamente intervir e avaliar a situação e, em seguida, averiguar todos os obstáculos para encontrar uma solução”, disse David Harris, CEO da Ensemble, sediada na América do Norte, citado pelo Penta.

Embora os sites de viagens como Tripadvisor, Booking.com e Expedia Group tenham explodido na última década, estes não podem substituir o aconselhamento personalizado fornecido pelos agentes de viagens. Em 2021, as agências de viagens estão no meio de um boom, revela o jornal online.

“Depois de suportar o ano mais brutal dos mais de 20 anos desde que comecei o negócio, vi uma recuperação impressionante nos últimos seis meses”, disse Casey Halloran, cofundador e CEO da Costa Rican Luxury Vacations, uma empresa que projeta viagens personalizadas e sofisticadas para a Costa Rica, Panamá e Nicarágua.

Casey Halloran explica que, especificamente em viagens pandémicas, os consultores auxiliam na recolha de estatísticas Covid do destino, informações sobre os requisitos de entrada e saída e regulamentos locais, sem mencionar os protocolos em hotéis, conselhos sobre seguros de viagem e planos de contingência para os piores cenários.

“Como todos esses fatores estão em fluxo, o papel de um bom agente é estar constantemente em cima do assunto, filtrando o ruído e informando o cliente”, acrescenta Casey Halloran.

Um papel em expansão

“Há vinte anos, os agentes de viagens reservavam essencialmente o que os clientes lhes pediam”, diz Brian Tan, CEO e cofundador da Zicasso, uma empresa de viagens de luxo em Mountain View, Califórnia. “Hoje, os agentes de viagens de sucesso têm um profundo conhecimento sobre um destino e podem personalizar as experiências de viagem com base nos interesses e necessidades especiais do cliente. Chamamos-lhes ‘especialistas em viagens’”.

De acordo com Brian Tan, a Zicasso viu um aumento na procura, durante a pandemia, por especialistas em viagens e pelos serviços que os mesmos fornecem.

Concomitantemente, a Virtuoso, um dos consórcios de viagens líderes em todo o mundo e com mais de 1.200 agências em mais de 50 países, viu um aumento de 50% nos consumidores que procuram contratar consultores de viagens através da sua rede desde janeiro. Em paralelo, as reservas do terceiro trimestre aumentaram em relação aos dois primeiros trimestres de 2021, e os clientes estão a comprar viagens domésticas e internacionais através de agentes de viagens. Especialmente em viagens ao exterior, os consultores oferecem paz de espírito e um nível mais profundo de segurança.

“No ambiente de viagens atual, os viajantes estão preocupados com a sua segurança ao viajar para o exterior”, diz Andrew Williams, consultor de viagens do Ovation Travel Group, um membro da Virtuoso.

Respondendo à “nova normalidade”

Com as vacinações em andamento, os agentes de viagens estão a receber maior procura. Margot Kong, curadora de viagens de luxo da Travel Experts, uma afiliada da Virtuoso, acredita que as restrições ainda presentes em vários destinos aumentaram a procura por agentes de viagens.

“Agora há muito mais pessoas a competir por menos quartos de hotel, menos guias turísticos e menos assentos de avião”, diz Margot Kong. Como resultado, o planeamento de férias não é tão simples como antes, havendo ainda a possibilidade de interrupções na viagem, que são mais comuns nos dias de hoje.

“Ter um consultor de viagens para assumir este fardo é muito atrativo para muitas pessoas”, acrescenta Margot Kong. “Se as coisas derem errado e um país fechar, um hotel fechar ou uma viagem ou cruzeiro tiver que ser cancelado, o consultor de viagens está preparado para ajudar e defender os interesses do cliente.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img