Em fevereiro de 2025, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 1,5 pontos percentuais na taxa de ocupação de quartos em comparação com o mês homólogo de 2019, último ano com data de Carnaval comparável a este. De acordo com dados provisórios da AHETA, a taxa de ocupação foi de 44,8%, o que representa uma queda de 1,9 pontos percentuais (-4,1%) face a 2024.
Apesar da ligeira diminuição em relação ao ano anterior, a comparação com 2019 mostra um crescimento positivo de 1,5 pontos percentuais, refletindo um aumento de 3,6% na taxa de ocupação em relação ao mesmo período de 2019. Este desempenho positivo deve-se, em grande parte, aos mercados internacionais, destacando-se o crescimento do mercado espanhol, que registou um aumento de 20%, e o mercado alemão, que teve um crescimento de 6% em comparação com o ano passado.
No entanto, o mercado nacional não acompanhou a mesma tendência, registando uma queda de 20% na taxa de ocupação em relação a fevereiro de 2024.
A estadia média no Algarve foi de 3,9 noites, o que representa uma redução de 0,4 noites em relação ao mesmo mês de 2024. As estadias mais prolongadas foram observadas no mercado neerlandês, com uma média de 8,8 noites, e no mercado canadiano, com uma média de 5,9 noites.