Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
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Olha o robot. Quais as áreas de hotel com maior potencial de robotização?

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O Instituto Tecnológico Hotelero (ITH) realizou um estudo de viabilidade para a implantação da robótica em determinados processos operacionais de hotéis, cofinanciado pelo programa Innovative Business Groups da Direcção-Geral da Indústria e Pequenas e Médias Empresas (DGPYME) do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha.

94,7% dos hotéis pesquisados ​​consideram que a eficiência dos processos aumentaria consideravelmente se os mesmos fossem automatizados. Os processos operacionais mais interessados ​​em medir são a satisfação do cliente, seguida pela conversão das informações para venda, colocando o controlo de capacidade em terceiro lugar, devido às atuais restrições pandémicas.

No fundo, as áreas que apresentam o maior potencial de robotização são a receção, uma vez que os processos administrativos de registo e check-out, juntamente com os questionários de qualidade, são os principais candidatos à automatização, embora como auxiliar e não como substituto de rececionistas, e a limpeza, pois os robôs podem auxiliar no transporte do carrinho da lavandaria e ajudar na arrumação de camas ou na inspeção de quartos através da visão artificial.

Marriott Madrid

Concomitantemente, a robotização também possui um elevado potencial no departamento de experiência do cliente, para a realização pesquisas de satisfação, reserva de serviços dentro ou fora do hotel e auxilio à recepcionista aquando da espera do cliente, com o objetivo de evitar filas ou pelo menos reduzir custos.

Em alimentos e bebidas, a necessidade da robótica é útil em processos como a recolha e exibição de cardápios. No entanto, no estudo, os hoteleiros ​​duvidam da sua utilidade em processos onde o funcionário intervém ao mostrar proximidade ao cliente e ao sugerir recomendações.

Na área de eventos e salas de reunião, a robótica pode ser útil no controle de capacidade e distâncias de segurança e outras medidas como o uso de máscaras. A ajuda é essencial no registo e controlo de acessos, bem como na captação de dados dos participantes e como ponto de informação sobre os eventos de cada sala, horários e capacidade.

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