O governo galês anunciou que vai seguir o exemplo de Inglaterra e da Escócia e relaxar a maioria das restrições Covid-19 a partir de 19 de julho, incluindo a necessidade de quarentena para pessoas totalmente vacinadas aquando do regresso de países âmbar.
O primeiro-ministro Mark Drakeford declarou que, aqueles “que foram totalmente vacinados no Reino Unido não precisarão mais de se isolar ao retornar de um país da lista âmbar”, de acordo com a TravelWeekly. No entanto, o Plano de Controle do Coronavírus do governo galês ainda alerta contra viagens internacionais.
“Continuamos a aconselhar que as pessoas evitem todas as viagens internacionais não essenciais. Este é o ano de férias no Reino Unido”, acrescenta Mark Drakeford.
A partir de 17 de julho, o País de Gales passará para o nível de alerta um, o que significa que se podem reunir em casas particulares e de férias, no máximo, até seis pessoas.
A 7 de agosto entrará no nível de alerta zero, nível no qual todas as instalações poderão estar abertas e a maioria – mas não todas – das restrições serão removidas. Também não haverá limites legais para o número de pessoas reunidas dentro de casas particulares e de férias.
As máscaras faciais continuarão a ser exigidas por lei, na maioria dos locais públicos fechados e nos transportes públicos.