O Palau de Congressos de Catalunya acaba de reabrir portas com o intuito de estabelecer a liderança de Barcelona como destino global para eventos e congressos. A abertura arrancou esta semana e contou com a ajuda da Meliá Hotels International, que recuperou um dos espaços mais emblemáticos na cidade para o turismo MICE.
Segundo o comunicado, a reativação desde centro de congressos representa um firme compromisso de contribuir para a consolidação da liderança de Barcelona, como um dos destinos preferidos para eventos e congressos.
“Com este novo arranque, queremos posicionar-nos como um espaço de referência para atrair a crescente procura do setor MICE, além da experiência que a Meliá Hotels International traz para esta nova etapa de gestão, que se pode ver no crescente volume de pedidos que já estamos a receber. Os principais mercados são os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, além do mercado interno. Como resultado, em 2024 já se espera que os números positivos de negócios alcançados em 2019, antes da pandemia e do encerramento das suas instalações, sejam ultrapassados”, afirmou Ramón Vidal, diretor geral do Palau de Congressos de Catalunya.
Estrategicamente localizado na zona de Pedralbes e junto à Avenida Diagonal, uma das principais artérias da cidade, o Palau de Congressos de Catalunya está também a apenas 15 minutos do aeroporto de Barcelona. De acordo com os responsáveis, o edifício de 35.000 m2 foi concebido como um espaço moderno, luminoso, versátil e multifuncional para a realização de todo o tipo de eventos: conferências, congressos, reuniões, exposições e eventos culturais.
Como tal, o centro dispõe de 39 salas de diferentes dimensões adaptáveis, um auditório com tecnologia de ponta, capacidade para mais de 2 mil pessoas, uma sala de conferência com 357 lugares, amplos salões e zonas para receções e coffee breaks, bem como uma área de exposições com mais de 4.000 m2.
Como elemento diferenciador, o Palau de Congressos de Catalunya destaca-se também pelos seus 25.000 m2 de jardins e espaços exteriores e pelo seu hotel de 391 quartos – nascido como “Rey Juan Carlos I” nos Jogos Olímpicos de 1992 – que a Meliá reabrirá após uma remodelação completa no início de 2024 sob a sua marca de luxo Gran Meliá.
Palau de Congressos de Catalunya apresenta melhorias nas suas instalações
O Palau de Congressos de Catalunya também apresenta melhorias nas suas instalações, tais como: o isolamento, a proteção dos tetos, a renovação do mobiliário e, sobretudo, o desenvolvimento no domínio tecnológico, que tem com objetivo oferecer serviços tecnológicos e audiovisuais mais avançados.
Entre as novidades destacam-se o ecrã de 18 metros de comprimento no auditório principal, a incorporação de novos equipamentos de som de última geração e a instalação de novos equipamentos de iluminação. Além disso, o centro de congressos dispõe de uma equipa profissional dedicada exclusivamente aos clientes do Palau, que cobre todas as necessidades de produção de eventos, tais como serviços audiovisuais, streaming, tradução simultânea, cenografia e logística de eventos.
Além disso, e ao contrário de outros espaços, o Palau de Congressos de Catalunya dispõe de uma equipa própria de alimentação e bebidas. Segundo o comunicado, esta equipa está “orientada para a satisfação das necessidades do cliente de forma personalizada e flexível, com a filosofia de inovação, sustentabilidade e qualidade caraterística da Meliá Hotels International”. “O objetivo é transferir a excelência hoteleira da Meliá para os serviços de alimentação e bebidas do Palau de Congressos, proporcionando assim um valor acrescentado ao cliente”, sublinham os responsáveis em comunicado.
De acordo com o comunicado, a incorporação do Palau de Congressos de Catalunya e do seu hotel ao portfólio da empresa também reforça a presença da Meliá na região, onde já conta com nove hotéis com mais de 2.300 quartos e 166 salas de reuniões.
Barcelona recupera o turismo MICE
A recuperação do setor MICE em Barcelona teve um desempenho melhor do que o esperado, gerando um impacto económico no destino de mais de 900 milhões de euros em 2022, de acordo com o Barcelona Turisme Convention Bureau.
Em média, as reuniões na esfera associativa e corporativa registaram uma recuperação de 94,6% em relação a 2019. Em 2022, Barcelona ficou em primeiro lugar no mundo em termos de número de delegados de conferências internacionais e em quarto lugar em termos de número de congressos, tendo permanecido no top 5 nos últimos 20 anos e sendo também o destino com o maior volume de congressos internacionais em Espanha, de acordo com dados da ICCA (International Congress and Convention Association).